Hotéis e supermercados terão que medir temperatura de clientes em Florianópolis

0
857

Quem entrar em hotéis e supermercados em Florianópolis terá que passar por aferição da temperatura corporal a partir desta semana. Nos hotéis a medida passa a valer a partir de quarta-feira (29), já nos mercados, a partir de hoje (27).

Quem apresentar febre a partir de 37,8° graus deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

O estabelecimento que descumprir a regra pode ser multado em até R$ 2,5 mil ou ser interditado pela Vigilância Sanitária. Para denúncias, a população pode entrar em contato pelo número 153 ou denunciar pelo site da Vigilância Sanitária.

A aferição de temperatura deverá ser feita com termômetro digital infravermelho com mira laser para corpo humano com precisão mínima de 0,3º grau, com registro no órgão competente e devidamente calibrado.

Nos supermercados, clientes e funcionários terão a temperatura medida antes de entrar nas lojas. Sendo aferida temperatura de 37,8° ou superior, não será permitida a entrada no estabelecimento e deverá ser imediatamente comunicado ao Alô Saúde pelo 0800- 333-3233. A determinação é válida para os estabelecimentos com área igual ou maior que 1.000m².

Os hotéis, pousadas e similares deverão, além de medir a temperatura, realizar um questionário com todos os hóspedes que apresentem sintomas respiratórios. A partir das perguntas, será possível observar o histórico de saúde do hóspede para evitar contaminação da equipe de trabalho e de outras pessoas que estejam no local. O questionário pode ser baixado do site da prefeitura.

Ao detectar uma pessoa com temperatura corporal elevada, a gerência do hotel deverá enviar a informação para a Vigilância Epidemiológica municipal pelo e-mail gervefloripa@gmail.com.

Artigo anteriorEntenda os últimos passos de Bolsonaro na busca de apoio do Centrão
Próximo artigoCarro é flagrado a 171km/h na Serra Dona Francisca