Grande número de caranguejos surgem na Praia do Perequê

0
1735

Desde a última segunda-feira (18) um grande número de caranguejos tem surgido na areia da Praia do Perequê e região ao entorno do Rio Perequê, em Porto Belo. O fenômeno, que já aconteceu em anos anteriores, se dá devido as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

A presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo  – FAMAP Ana Paula Bunn diz que a equipe já estava monitorando o surgimento dos animais na região e tomou medidas no início desta terça-feira.

O diretor de licenciamento ambiental e controle de poluição, biólogo Carlos Alberto Rocha explica que o ocorrido foi ocasionado pela quantidade elevada de água doce no mangue às margens do Rio Perequê, habitat natural dos animais. “Se trata de um processo natural, já que as fortes chuvas nestes últimos dias aumentaram o nível de água doce no rio e consequentemente, os caranguejos saíram a procura de água salobra (aquela que apresenta mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar) e isso os levou para outras áreas” – diz. O biólogo também reforça que a presença dos caranguejos não está associada a reprodução das espécies e que no local foram encontrados indivíduos jovens.

Durante toda esta terça-feira (19) a Famap com apoio do Corpo de Bombeiros e voluntários do Grupo de Operações e Resgates – GOR, estão removendo as espécies para a reintrodução ao seu habitat natural.A Famap não recomenda o consumo dos caranguejos devido as  fortes chuvas ocorridas.

Artigo anteriorPagamento do IPTU 2019 em cota única termina nesta quarta-feira (20/02) em Itapema
Próximo artigoOrla do Canto da Praia em Itapema recebe revitalização