Governador participa de evento da comunidade luxemburguesa em Santa Catarina

0
136
Fotos: Ricardo Trida / Secom

O governador Jorginho Mello participou no final da manhã deste sábado, 1º de abril, do primeiro Encontro com Políticos e Autoridades Luxemburguesas em Florianópolis. Realizado com o apoio do Governo do Estado, a Associação dos Cidadãos Luxemburgueses organizou o evento, no Centro Administrativo do Governo do Estado, para cerca de 600 descendentes de luxemburgueses.

“Santa Catarina e Luxemburgo têm muitas similaridades. E essa é uma oportunidade de aproximação para, em um futuro próximo, sentarmos à mesa com pautas para falarmos de negócios, de parcerias, em especial na área da tecnologia”, disse o governador.

O objetivo do evento é integrar os novos luxemburgueses residentes no estado, que recentemente conseguiram suas cidadania, às políticas inclusivas daquele país e também estreitar a relação política e comercial entre Santa Catarina e Luxemburgo. São cerca de 6 mil catarinenses que também possuem cidadania de Luxemburgo.

“Queremos desenvolver atividades como essa com vários outros países do mundo sempre pensando, como pede nosso governador Jorginho, em trazer novos investimentos para Santa Catarina”, explicou o secretário da Articulação Internacional, Juliano Froehner.

Na oportunidade, os partidos do Grão Ducado se apresentaram, houve uma mesa redonda sobre integração dos novos luxemburgueses. No encerramento, ocorreu uma apresentação com o Ballet Luiz Alves e com o Coral Deutscher Chor. O pequeno país europeu tem pouco mais de 600 mil habitantes, mas é muito conhecido por ser um dos países com a maior renda per capita do mundo.

Na sexta-feira, 31 de março, a comitiva de parlamentares de Luxemburgo também esteve no Centro Administrativo. Sob a coordenação da Secretaria de Articulação Internacional, na ocasião, fizeram apresentações sobre as potencialidades do Estado os secretários Juliano Froehner (Articulação Internacional); Marcelo Fett (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação); e Edgard Usuy (Secretaria de Planejamento); além de Sonia Fachini (diretora de Ensino da Secretaria da Educação). O grupo formado por políticos de cinco partidos luxemburgueses também participou de atos na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) e visitou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Artigo anteriorItapema: Iniciado o prazo para renovação do alvará temporário
Próximo artigoComeça La Quarta Pasqualina no Centro de Eventos Cremilda Tridapalli; saiba mais