Gincana interescolar de BC visa aumentar o aproveitamento do resíduo reciclável

0
1385

Uma ação que envolve a comunidade escolar da Rede Municipal de Balneário Camboriú, com o objetivo de aumentar ainda mais o aproveitamento do resíduo reciclável na cidade, iniciou esta semana nas 45 unidades escolares, envolvendo 16 mil estudantes. É a Gincana Interescolar ReciclaBC que objetiva transmitir aos alunos, professores, familiares, funcionários das unidades e comunidade em geral, conceitos de sustentabilidade, por meio de incentivo à separação de resíduos recicláveis. A Gincana iniciou no dia 19 e segue até 31 de outubro.

A Gincana é uma parceria entre as secretarias da Educação, Meio Ambiente, e a concessionária Ambiental, responsável pelo recolhimento de todo lixo do Município, e leva às escolas a campanha de sensibilidade a favor da reciclagem de resíduos, chamada ReciclaBC, iniciada este ano em Balneário Camboriú.

As unidades escolares – Centros Educacionais e Núcleos Infantis, receberão semanalmente as tarefas a serem desenvolvidas. “Toda segunda-feira as escolas recebem uma tarefa para ser feita durante a semana. E essa tarefa não é restrita aos alunos, mas deve ser devenvolvida por toda a comunidade. Esse é nosso objetivo; através dessa gincana, conscientizar toda a comunidade escolar e, consequentemente, toda a cidade”, informa a secretária da Educação, Rosangela Percegona Borba.

Confecção de um mascote com material reciclável e reaproveitável; divulgar o ReciclaBC nas redes sociais; fazer desenhos em cartazes sobre o tema; coletar e acondicionar óleo de cozinha em garrafas pets; implantar separação do lixo, com lixeiras identificadas e cartazes feitos pelos alunos; são algumas das nove tarefas pautadas para a competição entre as unidades municipais.

Uma comissão organizadora envolvendo as secretarias e a Ambiental está montada, e definirá o corpo de jurado para o julgamento das tarefas cumpridas e também para dar suporte às escolas e unidades infantis durante o cumprimento das ações.

Para a premiação dos três primeiros colocados das escolas estão reservados 30 chromebook e quatro tablets. Para a educação infantil os três primeiros lugares recebem um computador completo, seis tablets e um projetor. A premiação é ofertada pela concessionária Ambiental, e será entregue em 1º de novembro, quando o mascote, as fotografias e vídeos feitos durante a gincana, estarão expostos. O local e horário desse evento será divulgado posteriormente pela comissão organizadora.

Artigo anteriorPai morre um dia após morte de surfista ‘Fanta’ em SC
Próximo artigoCampeonato Municipal de Futsal 2019 de Itapema chega nas quartas de final