Foca-caranguejeira é encontrada ferida na Praia da Armação em Florianópolis

Mamífero tem um corte na região dorsal e está sendo tratado local.

0
1220

Uma foca-caranguejeira foi encontrada na Praia da Armação, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (7). O mamífero apresentou um ferimento superficial na parte dorsal e voltou para o mar no início da tarde.

Segundo a Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma equipe de biólogos e veterinários foi deslocada para avaliar o estado de saúde e prestar atendimento no local. Ao entrar no mar a foca nadou no sentido da Praia do Matadeiro.

A foca-caranguejeira é um animal antártico. De acordo com o tratado do Comitê Científico para Pesquisas Antárticas (SCAR), não foi recomendado levar o animal para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (Cepram).

A associação alerta para que, caso a foca volte a aparecer, deve ser respeitada a área de isolamento determinada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e as pessoas não devem tentar chegar perto do animal.

Além disso, vale lembrar que estes animais não estão acostumados com a presença humana e, por isso, costumam se assustar com a proximidade das pessoas. Também é importante manter afastados os animais de estimação, como cães.

Foca-caranguejeira
A foca-caranguejeira se alimenta basicamente de pequenos crustáceos chamados de krills. Elas costumam viver em colônias na Antártica, também utilizam blocos de gelos flutuantes para acasalar ou descansar. Já houve outros registros desta espécie na nossa região.

Fonte: G1SC

Artigo anteriorÚltimo mês para Alistamento Militar
Próximo artigoCães vítimas de atropelamento e maus-tratos passam por tratamento com acupuntura em Florianópolis