Florianópolis confirmou essa semana um caso positivo da variante XQ de Covid-19. A XQ é considerada uma mistura de genoma de duas linhagens da variante Ômicron, BA.1 e BA.2. As informações do caso foram confirmadas pela Vigilância Epidemiológica do município.
De acordo com a Vigilância, o caso é de uma mulher de 32 anos. A paciente não está mais em fase de transmissão da doença e se recuperou bem da infecção.
Segundo Ana Cristina Vidor, gerente da Vigilância Epidemiológica, a confirmação não foi classificada como transmissão comunitária. Esse tipo de transmissão ocorre quando o contágio é feito entre pessoas no mesmo território, sem histórico de viagem.
A mulher teria se infectado fora do estado, em uma viagem para Brasília. O caso foi registrado em maio e o resultado saiu esta semana.
Casos confirmados também no Rio Grande do Sul
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou 24 casos da cepa XQ no Rio Grande do Sul. As confirmações nesta quinta-feira (2) tornam o estado o primeiro no Brasil onde há transmissão local da cepa.
Os registros no Rio Grande do Sul foram identificados em diferentes cidades, entre março e maio. De acordo com a divulgação da Agência Brasil, a cepa foi detectada também em casos isolados em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Casos em Santa Catarina
Ao ser questionada pelo ND+ a DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) explicou que está aguardando resposta da área técnica sobre a quantidade de casos confirmados ou em investigação da variante XQ no Estado.