Fiscalização avista baleias perto de redes clandestinas de pesca

0
969

Seis baleias e um pinguim foram avistados na costa de Balneário Camboriú na tarde desta quinta-feira (15), em fiscalização de rotina do Departamento de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal. A fiscalização procurava por redes clandestinas de pesca, que ameaçam a vida desses animais.

Duas redes clandestinas foram localizadas, uma delas na Praia Central, próxima a três baleias, e outra no local conhecido popularmente como Praia das Conchas, perto do Morro do Careca, onde, na manhã desta quinta-feira, um elefante-marinho havia parado para descansar.

Além de na Praia Central, baleias foram vistas nas praias do Pinho e Estaleiro. Neste período do ano, elas se aproximam da costa catarinense. Os petrechos clandestinos podem causar a morte de baleias, uma vez que esses animais correm o risco de ficarem presos nas redes.

Desde 1º de maio, quando começou a temporada de pesca da tainha, foram apreendidas 50 redes de pesca ilegais em Balneário Camboriú.

O uso de petrechos não permitidos sujeita o pescador à pena de detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, de acordo com o artigo 34 da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Artigo anteriorLIVE BENEFICENTE SOMANDO FORÇAS VAI BENEFICIAR FAMÍLIAS VULNERÁVEIS DE BOMBINHAS
Próximo artigoItajaí intensifica vacinação para pessoas de 50 a 59 anos nesta sexta e sábado