Festa de reinauguração da ponte Hercílio Luz terá programação de 30 de dezembro a 5 de janeiro

Obras na ponte estão na reta final, informou o Governo de Santa Catarina. Projeto Viva a Ponte foi lançado nesta terça-feira (19) em Florianópolis.

0
1107

Faltando pouco mais de 40 dias para a entrega das obras, os trabalhos de recuperação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, entram na reta final. O Governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira (19), o projeto Viva a Ponte, um plano para o Complexo Turístico e Cultural que prevê uma programação de 30 de dezembro a 5 de janeiro de 2020, com atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas.

A programação da data e o horário da reinauguração, no entanto, ainda não estão definidas. Também foram anunciadas as chamadas públicas para empresas e atrações interessadas em participar do evento.

As empresas e os artistas interessados em participar já podem fazer o credenciamento diretamente no site www.sc.gov.br/vivaaponte. O edital 002/2019 trata da seleção de empresas de alimentação e bebidas que poderão ocupar 20 espaços nas cabeceiras insular e continental da Ponte Hercílio Luz. Estão aptos a participar da seleção food karts, food bikes ou estandes. As propostas deverão ser entregues e protocoladas até as 19h do dia 29 de novembro, na sede da Santur, no bairro Itacorubi. O resultado será publicado em 4 de dezembro.

Também está aberta a seleção de propostas de apresentações artísticas e culturais para compor a programação. Artistas de áreas como música, teatro, dança e circo podem se inscrever até 2 de dezembro, em formulário online. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de dezembro. O envio das informações e divulgação dos resultados serão feitos no site.

Já a Chamada Pública Nº 003/2019 orienta a participação de proprietários de carros e motos antigos para desfile que vai ocorrer no dia 30 de dezembro. Poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, proprietários de veículos de modelos fabricados entre os anos de 1920 e 1985, licenciados no Estado de Santa Catarina, não sendo obrigatória filiação a clubes de automóveis antigos. As inscrições serão feitas no site até 2 de dezembro, às 23:59h.

Também está prevista a seleção de empresa de esporte de aventura. A proposta deverá prever ações de rapel, escalada, bungee jumping, pêndulo humano, slackline, entre outras atividades. As inscrições e os critérios também estão disponíveis no site.

A programação prevê ainda corrida de 5 quilômetros no dia 5 de janeiro de 2020. Organizada pela Fesporte, a prova terá largada da Ponte Hercílio Luz com percurso em direção ao continente e chegada também na estrutura. A inscrição será gratuita no site e a previsão é de 2 mil vagas.

Governo divulga programação de reabertura da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

“O dia 30 de dezembro será um marco para Santa Catarina. Mais importante do que isso, um marco para a vida da população catarinense. Muitos já não acreditavam que a Ponte Hercílio Luz seria reaberta. Entregar essa obra foi um compromisso que assumimos e é uma honra fazer parte deste momento”, disse o governador Carlos Moisés, ainda nesta terça-feira.

Sobre a obra da Ponte Hercílio Luz

Os serviços na estrutura superior da Ponte Hercílio Luz estão sendo finalizados para a reabertura no dia 30 de dezembro. Estão em andamento a retirada das gruas centrais, a instalação do piso gradil no vão central, a colocação das passarelas de pedestres e ciclistas e das defensas metálicas. A previsão é que estes serviços sejam finalizados na primeira quinzena de dezembro. Paralelamente, está sendo feita a pintura de toda a estrutura superior, trabalho que será realizado até a véspera da abertura da Ponte.

Também na primeira quinzena de dezembro serão retirados mais dois módulos da treliça inferior para possibilitar que o teste de carga seja feito. A previsão é que o teste seja realizado entre os dias 16 e 20 de dezembro, à noite. Serão enfileirados na ponte 48 caminhões de 20 toneladas cada, um total de 920 toneladas. O peso corresponde a 80% da capacidade total da estrutura, sem a margem de segurança.

A retirada da base de apoio inferior será iniciada em dezembro, e a retirada dos dois últimos módulos da treliça inferior será iniciada em janeiro, assim como o acabamento da pintura da estrutura inferior. A previsão é que os serviços completos sejam concluídos até março de 2020.

Desde 2006, quando os primeiros contratos foram assinados para início dos trabalhos visando à recuperação da Ponte Hercílio Luz, o valor contratado para as obras é de R$ 474.910.654,56, segundo o Governo do Estado.

Fonte: G1SC

Artigo anteriorHomem é preso suspeito de matar companheira e simular roubo para atrapalhar investigações em SC
Próximo artigoIdentificado homem encontrado morto em estrada de Joinville