Música, gastronomia e tradição: assim foram os eventos que marcaram este fim de semana em Balneário Camboriú. De sexta-feira (05) até este domingo (07), ocorreu mais uma edição da Festa da Tainha, no Estaleiro. Durante todo o dia de domingo foi a vez do 4º Arrancadão de Canoas Artesanais, que reuniu pescadores em competições na Barra Sul e no Bairro da Barra.
Festa da Tainha
Com destaque para o prato típico homônimo à comemoração, a Festa da Tainha atraiu milhares de pessoas durante três dias no Estaleiro. Quem foi ao evento também pôde aproveitar pratos como churrasco, pinhão, pastel, quentão, doces mais uma variedade da gastronomia local.
“Depois da pandemia ter uma festa para a família é muito bom. Estou gostando muito, espero que cada ano essa festa seja maior”, disse o morador do bairro, Edoilson Borba.
A programação também contou com atrações culturais, como apresentações de música, dança e arte circense, além da exposição e venda de artesanato. A Festa da Tainha foi promovida pela Associação dos Moradores do Estaleiro (AME), com apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.
Arrancadão de Canoas
Mesmo com o tempo chuvoso, pescadores de várias regiões do estado participaram do 4º Arrancadão de Canoas Artesanais de Balneário Camboriú neste domingo. O evento ocorreu na Barra Sul na parte da manhã com competição de arremesso de tarrafa, melhor canoa, cabo de guerra e o próprio arrancadão. Já durante a tarde, as comemorações seguiram para o Bairro da Barra, com almoço, shows e mais competições, como a de dominó, versos e do pirão. No total, 2 mil pessoas passaram pelo evento.
“Balneário Camboriú nasceu de uma vila de pescadores, esse é o DNA da cidade e temos que honrar isso a todo momento. Essas festas simbolizam quem nós somos”, diz o prefeito Fabricio Oliveira.
“Balneário Camboriú tem esse diferencial de ser uma cidade contemporânea, mas sem esquecer das suas raízes. Uma cidade que valoriza a cultura tende cada vez mais a crescer”, salienta a presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite.
Confira os vencedores de cada competição:
ARRANCADÃO DE CANOAS
- 1º LUGAR: Nativa
- 2º LUGAR: Dato
- 3º LUGAR: Sepultura
CANOA DESTAQUE
- 1º LUGAR: Anita
- 2º LUGAR: Netinha
- 3º LUGAR: Nativa
TARRAFA
- 1º LUGAR: Guarda do Embaú
- 2º LUGAR: Palmas
- 3º LUGAR: Campeche
MELHOR VERSO
- 1º LUGAR: Guarda do Embaú – Edson (Tribo)
- 2º LUGAR: Rancho Dato – Itapema Siri
- 3º LUGAR: Campeche – Arlindo Martins
PIRÃO
- 1º LUGAR: Jaquinho – Bombinhas
- 2º LUGAR: Gabriel – Sepultura
- 3º LUGAR: Rancho Dato – Robinho
DOMINÓ
- 1º LUGAR: Pinho
- 2º LUGAR: Campeche
- 3º LUGAR: Taquarinhas
PESCADOR MAIS VELHO
- Dato, 87 anos – Rancho Dato
PESCADOR MAIS NOVO
- Bernardo, 04 anos – Pinho