Foto: Heron Queiroz/Arquivo/Fesporte
As competições da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começam nesta quarta-feira, dia 8, distribuídas em cinco municípios: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José. Até domingo, dia 12, cerca de 1.000 atletas com deficiência física (DF), auditiva (DA), visual (DV) e intelectual (DI) representando 32 cidades vão disputar medalhas nas modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez.
A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios sedes.
Em Blumenau, serão disputadas as modalidades de bocha paralímpica e golbol. Em Indaial, a natação. Já Itajaí será sede do atletismo, bocha, tênis de mesa e xadrez. Em Navegantes, ocorre o ciclismo e, em São José, haverá o torneio de futsal e handebol. A terça-feira, 7, foi reservada para as classificações funcionais, em que uma equipe técnica analisa o grau de deficiência de cada atleta.
“É com muita satisfação que prosseguimos a retomada esportiva em Santa Catarina falando de inclusão e superação. Todos já sabem das dificuldades impostas pela pandemia nos últimos 20 meses. Ainda não vencemos, mas, ao iniciar cada evento, temos a sensação de superar mais uma etapa de muita luta” disse o presidente da Fesporte, Kelvin Soares.
Segundo Soares, a realização da competição é o resultado de muito esforço de todos os evolvidos: Nesse momento de superação, gostaria que cada participante dos Parajasc reconheça o empenho dos nossos servidores, em especial, nesse processo de retomada esportiva. Estamos fazendo em 3 meses o que normalmente é feito em um ano. Deixamos nossas famílias e nos juntamos a vocês atletas e dirigentes para que o esporte aconteça. Sem esquecer do apoio recebido pela comunidade esportiva, com destaque para os municípios que abrem suas portas a mais um grande evento da Fesporte”.