As entradas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, amanheceram fechadas nesta quinta-feira (3). O ato foi realizado por um grupo de estudantes contra o bloqueio de recursos na educação. Ao menos dois portões foram liberados por volta das 8h30 com apoio da Polícia Militar.
Latões de lixo, troncos e bicicletas foram utilizados nos bloqueios feitos em pelo menos três acessos: Carvoeira, Pantanal e a entrada principal. Há acessos secundários que não tiveram o trânsito interrompido. Não houve registro de confusão nos locais.
Desde o dia 10 de setembro, os estudantes estão em greve na universidade, que foi motivada contra os bloqueios no orçamento do Ministério da Educação (MEC), contra o programa Future-se, e em defesa das universidades filantrópicas que estariam ameaçadas pela Reforma da Previdência, segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Na quarta-feira (2), estudantes realizaram um ato no Centro e nos campi da instituição, onde ocorreram atividades como aulas públicas e oficinas.
Servidores e professores também participam das paralisações desta semana, de acordo com o Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc) e o Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).
Abertura dos portões
A abertura dos acessos do Pantanal e Carvoeira ocorreu por volta das 8h30 com apoio da Polícia Militar. Alguns servidores também colaboraram na retirada do material.
Fonte: G1SC