Estabelecimentos são fechados em SC após descumprirem isolamento social durante pandemia

0
823

Bares, conveniências e casas de evento em Santa Catarina foram fechados no fim de semana por descumprirem regras para garantir isolamento social e segurança das pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Além disso, a Polícia Militar precisou interromper festas particulares onde também foram registradas aglomerações.

Eventos públicos e privados estão proibidos em Santa Catarina, assim como o funcionamento de alguns serviços, para evitar proliferação do coronavírus, causador da Covid-19.

O fechamento de estabelecimentos ocorreu em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, e também em Timbó, no Vale do Itajaí, pois máscaras não estavam sendo usadas, além da distância segura entre as pessoas não estar sendo respeitada.

Já as ocorrências envolvendo pertubação de sossego foram registradas em Chapecó, no Oeste, e também em Florianópolis, nos bairros Jurerê e Jurerê Internacional, onde as festas tinham até a presença de médicos.

Bares Fechados

Balneário Camboriú
Foram cinco estabelecimentos fechados em Balneário Camboriú no sábado (2) e mais um na madrugada de domingo (3). Na sexta-feira (1º) uma conveniência já havia sido fechada pela Polícia Militar por desrespeito às regras.

O Departamento de Comunicação da Guarda Municipal informou que não chegou a haver interdição, pois quando constatada a irregularidade, as empresas são notificadas e têm prazo de uma hora para fazer as adequações aos decretos estadual e municipal de isolamento social.

Nos casos registrados no fim de semana na cidade do Litoral Norte, os próprios estabelecimentos optaram pelo fechamento depois da advertência, como mostrou a NSC TV.

Timbó
Dois casos de descumprimento das regras de isolamento social também foram registrados em Timbó no domingo (3). Em um bar, depois de denúncias feitas por moradores, oito pessoas foram flagradas pela PM confraternizando ao redor de uma mesa de sinuca e sem máscaras. A dona do bar assinou um termo circunstanciado e vai responder por infringir a determinação para evitar a propagação de uma doença contagiosa.

No segundo caso, a PM também foi chamada por moradores que reclamavam de barulho. Ao chegar ao local, os policiais encontraram clientes e atendentes do bar sem máscaras. Ninguém estava respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. O dono do estabelecimento disse à polícia que não sabia das regras.

Os proprietários dos bares em Timbó devem comparecer ao Fórum da Comarca da cidade e vão responder por não terem respeitado o decreto do governo do Estado.

Pertubação de sossego

Chapecó
Esse foi o primeiro fim de semana com algumas áreas públicas fechadas em Chapecó. A decisão foi tomada pela prefeitura para colaborar com a fiscalização da Polícia Militar, que vinha registrando aglomeração em alguns pontos. Apesar de não haver problema nesses locais, a PM atendeu ocorrências de pertubação de sossego e interrompeu festas particulares.

“Nesses locais havia bebedeira, som alto. Fizemos lavratura de termo circunstanciado. As pessoas precisam entender que estamos em momento em esse tipo de encontro é proibido”, afirmou o coronel da PM Ricardo Alves.

Na cidade, que tem atualmente 153 casos de coronavírus confirmados pelo estado, a prefeitura criou um disque denúncia para auxiliar nessa fiscalização. O telefone é (49) 33210043.

Florianópolis
A Polícia Militar informou que no fim de semana recebeu denúncia e interrompeu uma festa que acontecia em uma casa em Jurerê Internacional, no Norte da Ilha. De quinta (30) até domingo (3), a PM recebeu ao menos 22 denúncias de perturbação de sossego por festas na capital.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) confirmou que tomou conhecimento da participação de médicos em algumas desses eventos e disse que vai tomar providências.

Prevenção
Autoridades de saúde reforçam a necessidade do isolamento social e do uso de máscaras caso seja necessário sair. O alerta vale para festas e encontros que devem ser evitados durante a pandemia.

“Festinhas, aglomerações, visitar os familiares, mesmo que você pense que está bem, nesse momento é muito perigoso, pois mesmo assintomática a pessoa pode estar transmitindo o vírus”, alerta Aldarice da Fonseca, diretora técnica da Secretaria de Saúde de Chapecó.

G1SC

Artigo anteriorSC tem 46 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, diz Federação
Próximo artigoPRF-SC apreende meia tonelada de maconha dentro de caminhonete roubada