Essa semana pode ser a mais gelada de 2023 até agora em SC

0
113

Santa Catarina pode ter o primeiro frio intenso de 2023 nesta semana, em razão de uma massa de ar frio que chega ao Brasil e promete derrubar as temperaturas. Enquanto isso, a chuva deve permanecer no estado até a metade da semana.

Essa mudança de temperatura começa a ser sentida em SC a partir de quarta-feira (19), segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado. O dia será de sol entre nuvens, com chance de chuva. O declínio nos termômetros deve ser perceptível no fim do dia em razão.

Já na quinta-feira (20), conforme o órgão estadual, o dia será de sol entre nuvens em SC, mas as temperaturas seguem em queda ao longo do dia. O frio mais intenso é esperado para sexta-feira (21), quando pode ter registro de geada em cidades catarinenses.

A MetSul informou que muitas cidades de SC devem ter mínimas abaixo de 10ºC e em grande número de localidades em locais de maior altitude do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte os termômetros devem marcar menos de 5ºC. Na área do Planalto Sul Catarinense, as mínimas devem ficar ao redor de 0ºC e mesmo negativas em baixadas.

No Sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as da quinta e da sexta, quando os termômetros devem marcar até 2ºC a 3ºC em alguns pontos e mínimas, em geral, de 5ºC a 8ºC. No Paraná, muitas cidades do interior devem ter mínimas abaixo de 5ºC e em alguns pontos mesmo perto de 0ºC.

“A massa de ar frio avança para Norte, impulsionada por um ciclone extratropical, e chegará a estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com acentuado declínio da temperatura”, diz o MetSul.

Artigo anteriorMunicípios de SC começam a solicitar recursos do Estado para combate à dengue
Próximo artigoEncontro dos Amigos de Itapema especial de 61 anos da cidade será nesta sexta-feira