Equipes de Porto Belo concluem curso através do programa “Saúde com Agente”

0
94

Agentes de Saúde e Agentes de Endemias que atuam no Município de Porto Belo concluíram o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Os cursos foram realizados através do Programa “Saúde com Agente”, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems).

O Programa teve como objetivo oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil. Em Porto Belo, 25 profissionais concluíram os cursos e se preparam para a formatura.

Os cursos foram ofertados pela UFRGS na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Ambos os Cursos também contaram com atividades presenciais, práticas, que foram realizadas no território de trabalho do Agente de Saúde junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), sob orientação e supervisão de preceptores servidores da Secretaria de Saúde do Município de Porto Belo.

O Governo Municipal vê a participação dos agentes nesta capacitação como uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população. A capacitação também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas

O Curso teve duração de 10 meses, com carga horária total 1.275 horas e formou 23 ACS e 3 ACE no município de Porto Belo. Segundo o ministério da saúde, está previsto nova turma para o segundo semestre do ano de 2024.

Artigo anterior1º Simpósio em apoio ao Turismo de Navios de Cruzeiro foi um sucesso em Balneário Piçarras
Próximo artigoNovo ciclone trará frio intenso e ventos de 80 km/h em SC