EEB MARIA RITA FLOR HOMENAGEIA PESCADORES ARTESANAIS DA TAINHA

0
1381
EEB Maria Rita Flor homenageia pescadores artesanais da tainha Créditos: Márcia Cristina Ferreira
EEB Maria Rita Flor homenageia pescadores artesanais da tainha
Créditos: Márcia Cristina Ferreira

Na quinta-feira 29 de junho, dia de São Pedro e por isso mesmo dia do Pescador, a escola de Educação Básica Maria Rita Flor realizou uma homenagem aos pescadores artesanais de tainha bombinenses, no auditório Alair Maria Stapait – Dona Dinha. O acontecimento reuniu donos, patrões e camaradas de 11 portos de pesca, autoridades e comunidade local.

Na abertura a professora Sirlei Aparecida Manes, gestora da escola, falou da importância do projeto para os alunos, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e da significativa participação dos pescadores em repassar seus saberes, pois, atualmente a maioria dos alunos são oriundos de outras cidades, estados e até países. “Através dessa atividade os alunos conheceram a histórias dos pescadores e, com certeza, repassarão para as próximas gerações”, comenta a gestora, também, ressalta o conhecimento que os pescadores têm: “Vocês são grandes conhecedores, grandes matemáticos, que de longe são capazes de precisar a quantidade de tainhas nos cardumes, tudo por meio da fórmula da experiência”.

A noite foi marcada por duas apresentações teatrais encenadas pelos alunos: uma embasada nos versos do Mestre Atílio Antão e das futuras imortais Deise Melo de Souza, Nadir Tomázia da Silva e Fernanda Nadir da Silva, compilados pelo Instituto BoiMamão no livro “Bombinhas na minha lembrança”, e a segunda uma releitura do filme “Antes do Inverno”. Ainda, apresentaram dois documentários feitos pelos próprios alunos, através do projeto “Curtas, bairros de Bombinhas”. Em seguida foram premiados os alunos do Concurso de redação, desenho e fotografia.

A partir de então os pescadores ganharam o palco na singela homenagem prestada pela escola onde foi entregue a cada um o belo troféu criado pelos artistas Patricia Stivallet e Joanes Lacerda. O patrão e dono de canoa Kenko, em nome dos pescadores, agradeceu a homenagem e elogiou a iniciativa da escola. “Eu vi aqui na frente vários adolescentes falando de uma tradição que muitos deles não presenciaram, não conhecem, não é de berço. Muitos só ouviram falar e muito bem, porque conseguem repassar essa tradição e sua representação para Bombinhas”.

Ganhadores do Concurso de Redação e Desenho

1º lugar em Redação e Desenho aluno João Vitor Monteiro do 9º ano 03

1º lugar em Redação aluna Aline Lenz da Conceição do 7º ano 01

1º lugar em Desenho aluna Luana Isabel Fank do 7º ano 07

Ganhadores do Concurso de Fotografia

3º lugar, com 342 curtidas, aluna Maísa Santos do 1º ano EMIEP

2º lugar, com 470 curtidas, aluno Eduardo Silva do 2º ano Ensino Médio noturno.

1º lugar, com 594 curtidas, Pedro Totta aluno do 1º ano EMIEP

Artigo anteriorEntregue projeto de iluminação para Loteamento Morada do So
Próximo artigoMuros do CMEI Alto São Bento ganha decoração especial