Educação Infantil de Itapema oferece merenda sem adição de açúcar

0
243

A hora do lanche está cada vez mais gostosa e saudável nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) de Itapema. O açúcar e os alimentos industrializados no cardápio da merenda escolar foram substituídos por frutas, vitaminas, além de pães, biscoitos e bolos mais naturais.

A alimentação segue a Resolução nº 6, de maio de 2020 do Fundo Nacional da Educação (FNDE), que é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão definiu a proibição da oferta de cereais adoçados, balas, bombons, bolachas recheadas, enlatados, margarinas e doces, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar para as crianças até três anos de idade, além de orientar que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças.

São oferecidas duas refeições para as crianças do meio período (café e almoço) e quatro refeições para as crianças do período integral (café, almoço, lanche da tarde e jantar). A nutricionista da Educação Infantil, Michele Casagrande, destaca o processo de adaptação do cardápio “Realizamos capacitações para as nossas merendeiras e pensamos em alimentos que pudessem substituir o açúcar e ainda assim ser saboroso para as nossas crianças”.

Uma das receitas que está sendo testada agora é o bolo sem açúcar preparado pelas próprias merendeiras das unidades. “Ficamos felizes e surpresas com a adaptação das crianças, com o tempo eles foram aceitando e agora gostam bastante do bolo, feito com aveia, banana e uvas passas”, explicou a merendeira do CMEI Benta Florêncio, Juciane Maria Eleuterio.

A Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto, destaca a importância desse cuidado com a merenda escolar “Fornecer uma refeição mais saudável, além de uma exigência legal, garante o melhor desenvolvimento das nossas crianças. Tudo isso é possível graças à nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos com muito amor”.

Artigo anteriorHospitais podem ser referenciados salientou o Deputado Emerson Stein
Próximo artigoDeclaração do Imposto de Renda 2023 já está disponível nesta quarta; veja quem deve declarar