Economia de SC lidera, mas déficit público preocupa

0
999

Enquanto o crescimento econômico do Brasil continua pífio, em até 1%, Santa Catarina mantém posição diferenciada, conseguindo se manter acima dessa média na maioria das vezes. Foi assim em março novamente, quando o Estado liderou o crescimento nacional com alta de 3,04% frente ao mês anterior, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), apurado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e considerado uma prévia do PIB.

Mas a estagnação econômica do país, que está levando o governo federal a cortar quase tudo o que não é despesa obrigatória – embora não diga claramente isso – está causando apreensão no setor privado. Se tudo vai reduzindo, as vendas começam a cair e as empresas não têm mais reservas para gastar. Isso pode reduzir ainda mais a atividade econômica e ampliar o desemprego.

Diante desse quadro difícil, o Congresso Nacional deveria votar a reforma da Previdência o mais rápido possível, até porque todos já sabem as alterações que farão na proposta do governo. Uma nova proposta do parlamento pode implicar em mais demora. E diante de tanta crise, não podem optar pela proposta da reforma fraca para o atual governo não se reeleger. Se seguirem esse caminho, elevarão ainda mais os riscos de atraso de salários do setor público no país, mais inflação e nova recessão.

Quanto ao desempenho econômico do Estado, a prévia do Banco Central mostrou também que SC cresceu 2,03% frente a março do ano passado e 2,25% no primeiro trimestre. As pesquisas do IBGE apuraram no primeiro trimestre deste ano, o Estado obteve crescimento de 5,1% em volume de comércio, 2,8% na produção e industrial e 2,3% em volume de serviços.

Guga nas finanças
A estratégia de expansão da Genial Investimentos, empresa nacional que tem como embaixador o tricampeão de Roland Garros Guga Kuerten, está atingindo suas metas de expansão, contando com apoio de moderna plataforma tecnológica. O Grupo Guga Kuerten se tornou sócio da Genial, junto com o Banco Brasil Plural. Segundo o presidente do grupo, Rafael Kuerten, a plataforma está abrindo cerca de 5 mil contas por mês no país. Há jovens que preferem investir via internet e os que buscam atendimento presencial. A principal concorrente da Genial é a XP.

Escola do futuro
A professora francesa Karen Kanaan, diretora da Escola 42, uma instituição que ensina programação e inovação disruptiva sem professores, sem livros e sem diploma, com foco no aprendizado entre alunos, estará em Florianópolis nesta terça-feira (21). Ela vem para uma palestra a convite da Acate.

fonte:NSC

Artigo anteriorBombeiros retomam busca por jovem desaparecido em praia do Vale do Itajaí
Próximo artigoDois dias após desaparecer, bombeiros encontram corpo de jovem que nadou para pegar bola no mar de Itajaí