‘É muita água’: Itajaí corre risco de enchente? Meteorologistas alertam

0
125

Santa Catarina está em alerta para a previsão de grande volume de chuvas que devem atingir em especial o Litoral Norte do Estado entre esta terça-feira (3), até o próximo domingo (8). A previsão é que o volume de chuvas ultrapassem os 100 milímetros.

Um alerta feito pelo meteorologista Ronaldo Coutinho no último domingo (1°), chegou a assustar os moradores para a previsão de enchentes durante sábado (7) e domingo (8), isso porque o rio Itajaí-Açu deve sair do leito.

“Na bacia do rio Itajaí-Açu e Sul do Estado teremos volumes exagerados de chuva. É muita água, um grande volume de chuva em cerca de 30 horas e aí sim, podemos ter problemas do rio Itajaí-Açu sair do leito”, detalha Coutinho.

Defesa Civil está em alerta para riscos de enchentes

A Defesa Civil de Itajaí monitora a previsão de temporais e chuva intensa. Há risco alto para alagamentos, deslizamentos, temporais, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores já a partir da tarde desta terça-feira (3).

Na quarta-feira, o risco de tempestades com vendavais e granizo diminui, mas a chuva se mantém persistente e volumosa, com a possibilidade de ultrapassar os 100 milímetros. A Defesa Civil de Itajaí pede para que a população fique atenta a qualquer situação de emergência e danos à rede elétrica.

O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e está de prontidão durante 24 horas para auxiliar à comunidade. Os números para emergência são 199 ou 193.

Artigo anteriorItapema recebe competições de judô neste sábado (07/10)
Próximo artigoEm Rio do Sul, governador reforça apoio do Estado e confirma o fechamento das comportas da Barragem de José Boiteux