Do frio ao calor intenso: SC terá virada no tempo com temperaturas acima de 30°C

0
227
Foto: Leonardo Sousa

Nesta quinta-feira (10), o tempo nos presenteia com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. Essa condição está associada a uma área de alta pressão atmosférica que mantém o tempo firme em Santa Catarina, conforme aponta a Defesa Civil.

Ainda segundo informa a Defesa Civil, em alguns momentos, a nebulosidade aparece com mais intensidade no Litoral pela maior disponibilidade de umidade. No final do dia desta quinta, a aproximação de instabilidades no Extremo Oeste do Estado também provoca aumento de nebulosidade na região e há chance de pancadas isoladas de chuva.

As temperaturas no amanhecer próximas aos 5°C na Serra e oscilando entre 8°C e 15°C nas demais regiões do Estado. Na parte da tarde, as temperaturas sobem e chegam aos 31°C no Oeste e Extremo Oeste. Nas demais regiões, devem ficar entre 20°C e 27°C.

Condição do vento e do mar:

Os ventos sopram de direções variadas pelo Estado nesta quinta-feira, com intensidade fraca.

No mar, ondas de direção sudeste/leste em toda a costa catarinense, com altura de até 1,0 m no Litoral Norte e até 1,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Confira o tempo para a sexta-feira:

Na sexta-feira (11), o tempo começa a mudar e a chuva aparece novamente. A presença de instabilidades atmosféricas combinadas a disponibilidade de calor e umidade provocam pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados, principalmente entre o Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí.

Na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul, a chuva chega entre o final da tarde e noite de forma branda e passageira. A Epagri/Ciram informa que as temperaturas neste dia, serão em elevação por todo o Estado.

O dia começa com temperaturas entre 6°C e 9°C na Serra e entre 10°C e 17°C nas demais regiões de Santa Catarina. Durante a tarde, as máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, entre 24°C e 28°C no Oeste e Meio-Oeste e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado, variam entre 22°C e 25°C.

Como fica o tempo para o final de semana:

No sábado (12), a umidade vinda do oceano reforça a condição do dia ser com maior variação de nebulosidade no Litoral e áreas próximas. Nas demais áreas do Estado o dia é de predomínio do sol e tempo estável.

No final do dia, a aproximação de novas áreas de instabilidades provocam aumento de nebulosidade e chance de pancadas de chuva com trovoadas entre o Oeste e Extremo Oeste.

As temperaturas no amanhecer entre 11°C e 14°C entre os Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e Meio-Oeste. Entre 15°C e 17°C nas demais áreas do Estado. Durante a tarde, as máximas chegam aos 28°C no Oeste, Extremo Oeste e Litoral Norte e variam de 22°C a 27°C nas demais regiões.

No domingo (13), a presença de uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai ajuda a intensificar o fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica, provocando temporais isolados em toda Santa Catarina.

Informações nd+

Artigo anteriorAlunos visitam o Horto Municipal em Porto Belo
Próximo artigoEscola do Mar de Bombinhas promove o dia do Letramento Oceânico na Escola