As equipes de Defesa Civil da região do Vale do Itajaí estão utilizando um novo sistema interligado de gestão, o SisDC.
Na segunda-feira (18), a Defesa Civil de Balneário Camboriú participou de uma capacitação para otimizar a operação do sistema, instruída pelas equipes do Laboratório de Estudos de Riscos a Desastres (LAB – RED/UDESC) e da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina. A capacitação aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Itajaí através de videoconferência.
A capacitação teve como objetivo tirar dúvidas relativas ao preenchimento dos planos de contingência criados no sistema SisDC, ao cadastramento dos recursos, instituições, áreas de risco e as demais funções. As equipes de Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Itajaí, Penha, Balneário Piçarras e Ilhota também estiveram presentes.
“Muitas das funções precisavam ser revisadas e a capacitação aumenta a nossa operacionalidade em relação ao sistema, nos preparando para a utilização do SisDC nas diversas situações que o município pode encontrar”, explica o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabricio Melo.
O SisDC permite ao operador cadastrar cada morador, criar planos de contingência, mapear áreas vulnerabilidade que automaticamente criam um plano de contingência municipal, gerenciar o Sistema de Comando de Operações (SCO) com divisões por setores, banco de dados institucional com entidades do Estado, União, entidades privadas e informações possam ser necessárias em qualquer situação.
Na última sexta-feira (15), a Defesa Civil de Balneário Camboriú também participou de um curso de Geotecnia Aplicada através de videoconferência no CIGERD de Itajaí. Os conceitos abordados no curso influenciam na atuação e coleta de dados realizada pela Defesa Civil, que são diretamente aplicados no novo sistema.