Defesa Civil alerta para temporais em SC neste fim de semana

0
166

O final de semana deve ser de tempo instável em boa parte de Santa Catarina, segundo a previsão do tempo da Defesa Civil do Estado. Neste sábado (15), o tempo no litoral deve ser nublado e com chuva fraca a qualquer momento, enquanto no restante do Estado o dia começa com sol, mas o final da tarde deve trazer chuva e temporais isolados.

A circulação marítima deixa o dia no Litoral, Baixo e Médio Vale com muitas nuvens a nublado, além de chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Já no restante estado, a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) favorecem a formação de áreas de instabilidade entre a tarde e a noite. Com isso, aumentam as chances de pancadas de chuva e temporais isolados, em especial no Grande Oeste.

A Defesa Civil ainda coloca o risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos e deslizamentos, além de raios, granizo ou rajadas de vento.

As temperaturas devem chegar a 23 ºC no Extremo Oeste e Oeste, e não devem passar dos 17 ºC nos Planaltos e Meio Oeste. Nas demais regiões, devem ficar entr e 16 e 20 ºC. No litoral, rajadas de vento de cerca de 55 km/h, mas o risco de ocorrências é baixo.

Domingo

O tempo no domingo (16) ainda deve sofrer influência dos cavados, que, combinados com a circulação marítima, deve deixar o tempo instável com pancadas de chuva e temporais isolados em todo o Estado. O risco para ocorrências é baixo a moderado, segundo a Defesa Civil.

À tarde e à noite, o tempo deve melhorar, a partir do Oeste do Estado. O amanhecer deve ter temperaturas próximo a 10 ºC na Serra, 12 a 15 ºC na área central de Santa catarina, e entre 15 e 19 ºC nas demais áreas. Os termômetros podem chegar a 24 ºC durante a tarde.

Segunda-feira

Já a segunda-feira (17) promete ser de sol com variação de nuvens no Estado. O Litoral Sul e Grande Florianópolis devem ter chances de chuva isolada a qualquer momento do dia. A partir da noite, os cavados favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas no Extremo Oeste e Oeste, que podem avançar para os Planaltos. O rico para ocorrências é baixo.

O amanhecer deve ser de temperaturas perto dos 8 ºC na Serra, chegando a 19 ºC, no Litoral. À tarde, as máximas podem chegar a 26 ºC no Alto Vale e 25 ºC em boa parte do Estado.

Na Terça-feira (18), a previsão é de tempo nublado e chuva por conta de uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul. Já na quarta (19), uma frente fria vindo do Paraná favorece pancadas de chuva em parte do Estado.

Artigo anteriorCaminhão do Peixe de Itajaí passará por 10 localidades na próxima semana
Próximo artigoSeguem as pré-conferências de saúde de Itapema