Cultura Açoriana É Tema De Palestra Em Porto Belo

0
880

Aconteceu na última sexta-feira (23) no Palco das Artes, em Porto Belo, a primeira reunião do Conselho do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos. Para celebrar os 270 anos da presença Açoriana em Santa Catarina, a tarde também contou com uma palestra com o diretor regional das comunidades do Governo dos Açores Paulo Teves.

Reunindo representantes da cultura de diferentes cidades da região, que compõem o Conselho do NEA, Paulo Teves falou sobre a preservação da cultura açoriana em Santa Catarina e as semelhanças com a Ilha dos Açores. Os gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo também participaram do evento, buscando adquirir ainda mais conhecimento sobre as ilhas do Arquipélago dos Açores.

A presidente da Fundação de Cultura Cristiani de Jesus fala sobre a importância de a cidade resgatar a cultura de seus antepassados, que iniciaram a história de Porto Belo com muita luta e dedicação. “Porto Belo é uma cidade açoriana, nossos antepassados chegaram nesta terra desconhecida e formaram um lar, construindo tudo o que somos hoje. Ficamos felizes por termos voltado a fazer parte do NEA e que isso tenha nos proporcionado sediar o 25º Açor, uma festa tão importante para Santa Catarina” – destaca.

Porto Belo sediará em novembro de 2018 a 25ª edição da Festa dos Açores e por isso, foi cidade escolhida para sediar a primeira reunião do Conselho.