Cerca de 200 alunos da rede municipal de Pomerode (SC) já estão preparando as suas obras de arte para a Páscoa. Eles participam da 13ª edição do Concurso de Pintura de Casquinhas, que é realizado em escolas municipais da região. A ação tem como principal objetivo que as crianças se familiarizem ainda mais com a tradição das Osterbaum, árvores que decoram as casas nesta época do ano.
A premiação este ano acontece no dia 17 de abril, na semana final da Osterfest. A festa de Páscoa da cidade está na 11ª edição e este ano será de 21 de março a 21 de abril e é promovida pela Fundação Cultural de Pomerode e pela Associação Visite Pomerode (Avip). A maior árvore de casquinhas do mundo será uma das atrações. A iniciativa do concurso é da Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora.
Mais de 2 mil crianças já participaram, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, que desenvolve a programação. Os estudantes são de turmas de pré-escola, ensino fundamental I e II, ensino médio e educação especial. As obras, assim como o memorial descritivo delas, onde os alunos se envolvem com a história da tradição, são feitas dentro do ambiente escolar.
O concurso é dividido em três categorias: técnicas naturais, colagem e pintura. A primeira consiste em pintar a casca do ovo com os métodos utilizados pelos antepassados, como através do cozimento com raízes e cascas de beterraba, gengibre, cebola roxa, entre outros, por exemplo. Já na segunda opção, os enfeites poderão ser realizados com glitter, purpurina, cartolina, papel crepom, papel de seda, barbante e fio de lã. E a terceira, deve ser feita por meio de diversas metodologias de pintura, como grafite, acrílica, guache, aquarela e giz pastel.