Coronavírus já estava no esgoto de Santa Catarina em 2019

Partículas do coronavírus foram encontradas em duas amostras do esgoto em Florianópolis

0
805

Foram encontradas partículas do novo coronavírus em duas amostras de esgoto de Florianópolis, colhidas em 27 de novembro de 2019. A descoberta é descrita na pesquisa “SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019”, por pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da Universidade de Burgos (Espanha) e da startup BiomeHub. Uma das pesquisadoras, que assinam o estudo, a professora Gislaine Fongaro (UFSC) explica que amostras de esgoto do final de outubro até o início de março foram analisadas. “Acessamos amostras congeladas do esgoto bruto para investigar o material como ferramenta epidemiológica”, explica Fongaro.

Primeiro relato da doença nas Américas

Até agora, este é o relato da primeira presença confirmada do vírus nas Américas. Fongaro lembra que estudos semelhantes encontraram o SAR-CoV-2 no esgoto de Wuhan (China) em outubro. Na Itália, o vírus foi constatado no início de dezembro, antes de ser descrito em 31 de dezembro de 2019.

Para o estudo, diversos departamentos da UFSC foram acionados. “É um trabalho do LVA, com parcerias interlaboratoriais. Ficamos um pouco desconfiados com os primeiros resultados, mas a gente repetiu todos os dados, fazendo testes no laboratório do Hospital Universitário, e rastreamos o genoma do vírus”, salienta a professora.

“Tivemos o cuidado de realizar um teste interlaboratorial, e não foi feito um único marcador viral. Vários marcadores do vírus foram usados para reconfirmar. Estamos bem tranquilos quanto ao resultado”, reforça. No teste RT-PCR (da sigla em inglês: transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), o RNA do vírus é transformado em DNA para investigação da presença do genoma viral. O exame é muito sensível e encontra quantidades diminutas do vírus.

 Pessoas doentes

A carga constatada em 27 de novembro foi baixa: 100 mil cópias de genoma do vírus por litro. Depois disso, novas amostras deram positivo em doses mais elevadas, em 11 de dezembro e 20 de fevereiro. Até que, em 4 de março, a carga de SARS-CoV-2 chegou a um milhão de cópias de genoma por litro de esgoto.

“As pessoas não precisam ficar apavoradas com contaminação. O esgoto só é uma representatividade do que já tem na população”, diz Gislaine. A pesquisadora aponta ainda que as pessoas podem ou não ter ficado doentes neste período, e ter atribuído algum sintoma a outras doenças. Em 30 de outubro e 6 de novembro, as amostras não apresentaram traço de SARS-CoV-2.

A descoberta só foi possível porque pôde acessar amostras que já eram coletadas por outros estudos. “É a importância de ter amostras disponíveis e os recursos necessários para pesquisa”, comenta Gislaine, que destaca a importância do monitoramento do esgoto e da ciência básica. “É um grande momento para a gente pensar como o esgoto da população serve para programas sentinelas. Muito antes de aparecer casos clínicos, o vírus estava circulando. É possível fazer análises de risco e antecipar os cuidados necessários com a população, como, por exemplo, a hora de dar uma diminuída nas atividades”, finaliza.

Artigo anteriorOperação apreende 696kg de maconha em Santa Catarina
Próximo artigoServidores da Saúde negaram ajuda de auditores internos, diz testemunha