Construção Civil em Santa Catarina tem menor atividade desde 2017

Além da queda na arrecadação, setor da construção também começa a apresentar os efeitos da pandemia. Em Santa Catarina, o registro de obras realizadas em abril é 37% inferior ao de 2019.

0
920

O número de obras realizadas em Santa Catarina apresentou seu auge no ano de 2018, com o registro de 37,6 mil obras e um total de 25 milhões de m² construídos. Já em 2019, o total de obras caiu 3,3% e a metragem se reduziu em 5%.

Na mesma tendência, o ano de 2020 iniciou com atividade inferior ao do ano passado, somente o mês de fevereiro teve aumento em relação ao mesmo mês de 2019, mas foi incapaz de reverter a trajetória de queda no ano. Já com o início dos efeitos da pandemia, os meses de março e abril mostraram quedas de 14% e 37%, respectivamente.

O setor da construção foi um dos mais impactados pela recessão da economia brasileira em 2015 e desde então tem dificuldades para uma sólida retomada. Somente uma a cada quatro cidades catarinenses conseguiram manter uma trajetória crescente de área construída nos últimos 5 anos, cenário que deve se agravar com a crise atual.

Artigo anteriorCentro de Triagem de Itapema deve ultrapassar mil atendimentos em junho
Próximo artigoPrefeita de Itapema determina fechamento do comércio às 23h