Conasa diz que tubo localizado na orla não é by-pass

Operação foi realizada na manhã desta quinta-feira

0
1012

A concessionária Conasa enviou nota à redação explicando que o duto encontrado nesta quinta-feira (7) não é um by-pass, equipamento que permitiria a empresa liberar esgoto sem tratamento em casos emergenciais na orla. De acordo com a Conasa, o cano foi colocado ali como solução para o rompimento do emissário que leva o esgoto até a estação de tratamento.

Segundo o comunicado, o duto foi instalado em 2012 após um acidente causado por obras de instação da rede de fibra ópitica. A operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (7). Confira a íntegra da nota:

A descoberta de um possível by-pass irregular no Calçadão da Meia Praia mobilizou a cidade nesta quinta-feira. Na verdade, tudo não passou de um grande equívoco. O tal cano que apareceu ali foi colocado muito tempo atrás, no final de janeiro de 2012, quando funcionários da Autopista Litoral Sul, trabalhando na Marginal Oeste para colocar a fiação de fibra ótica para instalação das câmeras de monitoramento da BR 101, acabaram rompendo um emissário de esgoto no trecho entre as ruas 205 e 207.

Para conter maior derramamento de esgoto – o que causaria impacto ambiental de grande monta – foi tomada a decisão de construir uma derivação como solução paliativa até o conserto em definitivo do emissário rompido. Tal decisão foi definida em comum acordo com engenheiros da Conasa Águas de Itapema e o prefeito na época, Sabino Bussanelo, em deliberação com a presença da então vereadora Nilza Simas – atual alcaide.

O fato foi amplamente divulgado pelas mídias não apenas de Itapema e região, mas em todos os veículos de comunicação do Estado, em função da gravidade do episódio. Parte da Meia Praia foi interditada para evitar a contaminação das pessoas e areia afetada foi retirada e levada para a Estação de Tratamento de Esgoto da Conasa – que providenciou o correto destino a aterros sanitários.

Em tempo, o equipamento “By-pass” é obrigatório dentro de todas Estação de Tratamento de Esgoto, cumprindo determinação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Artigo anteriorBalneário Camboriú terá Maratona Aquática no Estaleiro
Próximo artigoCâmara de Vereadores de BC realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher