Com trégua das chuvas, comporta da barragem em Ituporanga é aberta

0
140
Foto: Alan Garcia

Na tarde desta sexta-feira (20), a Defesa Civil de Santa Catarina comunicou a abertura de uma das comportas da barragem em Ituporanga, no Alto Vale.

A abertura acontece devido à diminuição das chuvas na região nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, os rios em toda a bacia hidrográfica saíram dos níveis de emergência nos municípios de Taió, Rio do Sul e Laurentino.

A única cidade que ainda permanece acima da cota de emergência é Rio do Oeste, que vive em meio à um cenário de guerra devido às enchentes que atingiram o município.

Apesar de ainda estar com alguns pontos de alagamentos, a previsão da Defesa Civil aponta que a situação em Rio do Oeste deve melhorar a partir de sábado (21).

Comporta é aberta em Ituporanga

Em comunicado divulgado nesta tarde, a Defesa Civil informou que a abertura da comporta da Barragem Sul, em Ituporanga, foi iniciada às 17h.

A Barragem Oeste, em Taió, segue com todas as comportas fechadas enquanto a Barragem Sul, está com uma comporta aberta e quatro fechadas.

A Barragem Norte, em José Boiteux, segue com uma comporta aberta e outra fechada.

Ao longo do final de semana, serão realizadas as aberturas graduais das comportas da Barragem Oeste também, conforme a Defesa Civil.

O comunicado também destacou que as aberturas de comportas são feitas de maneira gradual, sempre observando os níveis dos municípios de jusante, ou seja, abaixo das barragens, mantendo os rios em níveis seguros, onde o escoamento é favorecido.

Além disso, também enfatizou que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios a jusante, no Alto e Médio Vale do Itajaí.

Artigo anteriorDia D da Multivacinação é neste sábado em Balneário Camboriú
Próximo artigoSecretaria de Saúde de Itajaí divulga novo boletim epidemiológico sobre a dengue