Clean Up Day em Bombinhas apresenta resultados

0
1071

No dia 21 de setembro Bombinhas participou do Dia Mundial de Limpeza Praias, mundialmente conhecido como Clean Up Day. Trata-se de uma ação mundial que desde 2011 mobiliza milhares de pessoas para a retirada de resíduos sólidos das praias. Em Bombinhas a ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB. No total foram 10 pontos de limpeza, nas praias de Bombas, Centro, Sepultura, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande (Mar de Fora e Mar de Dentro), Morrinhos e Zimbros. A ação contou com 127 voluntários, distribuídos nestes pontos.

A limpeza foi orientada por um coordenador, representante de uma das entidades apoiadoras, que instruíram os voluntários quanto aos materiais a serem coletados e como proceder com sua segregação. Para reduzir o uso de materiais descartáveis, como sacos de lixo e luvas de silicone, foram utilizados luvas de pano e sacolas retornáveis, feitas com reaproveitamento de sacos de ração. Apenas os resíduos orgânicos e rejeitos foram acondicionados em sacos de lixo pretos e direcionados para a coleta convencional. Os resíduos secos e/ou recicláveis que se encontravam em boas condições de uso/reaproveitamento foram armazenados para posterior trabalho de Educação Ambiental e Artístico junto aos alunos da Escola do Mar. Os demais foram destinados à coleta seletiva do município.

No total foram coletados 1.610kg de resíduos considerados como rejeitos, 652 kg de resíduos secos (variados) e 9.970 itens, distribuídos nas seguintes categorias: papel/papelão/madeira; plástico/microplástico; vidro; metal; materiais elétricos/eletrônicos; bitucas de cigarro, seringas; barbantes, nylon; isopor; linha de pesca; corda; roupas/retalhos; pneus/borracha; pellets, inclassificáveis e diversos. As praias com maior quantidade de resíduos coletados foram Canto Grande Mar de Fora, Zimbros e Canto Grande Mar de Dentro. Já as praias com maior número de voluntários foram, em ordem decrescente, Bombas, Sepultura e Zimbros. Dentre os itens coletados, a categoria plástico/microplástico foi a mais expressiva, representando quase 50% do total de itens coletados, seguida das bitucas de cigarro, com 31,06% (Figura 2). Dentre os itens de plástico cabe destacar a grande quantidade de embalagens de alimentos, palitos de pirulito e microplásticos.

Iniciativas de poder público têm buscado formas legais para coibir e/ou proibir o uso de plástico em Bombinhas, no entanto, para que estas políticas públicas sejam eficientes faz-se necessário o engajamento de toda a sociedade para reverter os impactos negativos e alcançar o desenvolvimento responsável e sustentável. O Clean Up Daycontou com os seguintes apoiadores: Fundação Municipal de Cultura e Secretarias Municipais de Educação, Infraestrutura Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Projeto Tartabinhas, Águas de Bombinhas, AEMB/CDL, Say Muller, Pachamama Sucos Naturais e Hotel Vila do Farol.

Artigo anteriorHospital Santo Antônio em Itapema agora conta com ortopedista
Próximo artigoFAACI vai realizar palestra no Bairro Tabuleiro no dia 17 de Outubro