Cidadania promove iniciativa em prol da população idosa

Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa busca parcerias de estados e municípios para oferecer mais qualidade de vida ao idoso

0
1552

O Ministério da Cidadania, por meio da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, está trabalhando para fortalecer iniciativas que promovam a qualidade de vida às pessoas que estão nessa fase da vida. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o ano de 2060, o Brasil será composto por mais de 70 milhões de idosos.

Para adotar a estratégia, cada cidade deve estabelecer, no mínimo, 20 ações em diversas áreas que proporcionem melhores condições de vida à população idosa. “O município adere voluntariamente e, então, recebe apoio técnico para desenvolver essa política. Depois, deve instalar um conselho de pessoas idosas para que elas, junto ao governo, possam acompanhar e fiscalizar as políticas públicas”, explica o diretor de Atenção ao Idoso da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, Leonardo Rezende.

O diretor destaca a necessidade de municípios e estados pensarem em políticas públicas focadas na parcela mais velha da população. Na semana passada, o Ceará capacitou prefeituras para aderirem à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Agora, dos 184 municípios cearenses, 125 são parceiros da ação.

Artigo anteriorDia D de vacinação contra a gripe movimenta Unidades Básicas de Saúde
Próximo artigoPolítica Nacional de prevenção da automutilação e do suicídio é publicada