Ciclone promete bagunçar o tempo nesta semana em SC; veja por regiões

0
140

O tempo é marcado pela presença de nebulosidade em boa parte de Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (23). Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, uma área de baixa pressão associada ao fluxo de calor e umidade do Norte do País favorece o retorno das chuvas no Estado.

Além disso, ao longo desta semana, a atuação de um ciclone em alto mar mantém o tempo instável em partes de Santa Catarina, com queda nas temperaturas e rajadas de ventos entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras catarinenses.

Ainda, conforme o órgão, não se descarta a possibilidade das chuvas virem acompanhadas de temporais isolados entre o período da tarde e noite desta sexta, especialmente, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Segundo a Epagri/Ciram, as chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e granizo isolado do Extremo-Oeste catarinense ao Planalto e Litoral Sul do Estado.

Com relação às temperaturas nesta sexta, o calor tende a se intensificar no Estado, com máximas na casa dos 30°C na maioria das áreas e chegando aos 33°C no Oeste catarinense.

Temporais isolados e chuva intensa ao longo desta terça-feira em Santa Catarina

A Defesa Civil aponta que ao longo desta terça-feira (24), haverá uma intensificação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica. Com isso, a pasta não descarta a possibilidade de ocorrências de temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses.

Ainda, segundo o boletim meteorológico do órgão, as áreas que exigem maior atenção ao longo da terça-feira são: o Grande Oeste catarinense, e em partes da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.

O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.

As temperaturas seguem em elevação, em especial, no Vale do Itajaí, no Norte do Estado e na faixa litorânea. A Pasta indica que neste dia os termômetros podem marcas as máximas nas casas de 30 a 33°C.

Ciclone em alto mar deve “bagunçar” o tempo em Santa Catarina

O tempo se mantém instável também na quinta-feira (25), entre o Grande Oeste e o Norte de Santa Catarina e contará com ventos e queda nas temperaturas por conta da atuação de um ciclone em alto mar.

Além disso, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de de pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

O ciclone, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil atuará em alto mar, entre a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Esse sistema favorece os ventos do quadrante sul no estado, com rajadas entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras.

As temperaturas sobem menos em comparação aos dias anteriores e não devem passar dos 20°C no Litoral catarinense.

Chuva intensa e volumosa na quinta e sexta-feira na maioria das regiões

Na quinta-feira (26), áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região Norte voltam a fornecer condições para temporais, especialmente no Grande Oeste catarinense. Já na sexta-feira (27), as instabilidades ganham força, trazendo temporais com chuva intensa e volumosa para a maioria das regiões.

Artigo anteriorMais de 740 doses foram aplicadas no Dia D de Multivacinação em Balneário Camboriú
Próximo artigo21 organizações irão receber o Selo Social Itapema 2023