Ciclone extratropical atua no Estado e Defesa Civil de SC emite novos alertas para tempestades

0
152
Frente fria e ciclone extratropical provocam chuvas em SC – Foto: Diorgenes Pandini/ND

O ciclone extratropical que está atuando em Santa Catarina causou estragos na região do Extremo-Oeste e Oeste por conta das fortes chuvas que atingiram municípios das regiões na madrugada desta quarta-feira (5). A Defesa Civil divulgou na manhã desta quinta-feira (6) novas atualizações sobre as condições climáticas no Estado.

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o atual cenário tem forte influência de uma “frente fria que vem sendo alimentada pelo fluxo de ar quente e úmido proveniente da floresta amazônica”, que mantém muitas nuvens carregadas.

Ele explica que a frente fria está associada a um ciclone extratropical que “mantêm um gradiente de temperatura representativo entre a baixa [ciclone] e uma alta pressão sob as áreas da Argentina”.

“Hoje temos risco de temporais. Mas os principais já aconteceram durante a madrugada e no início da manhã no Oeste do Estado, com registros de chuvas fortes, muita atividade elétrica, raios e granizo”, diz o meteorologista.

Temporais atingem Santa Catarina durante essa quinta-feira – Foto: DCSC/Divulgação

Ele ainda complementa dizendo que os ventos mais fortes vão atingir o Litoral catarinense durante esta sexta-feira (7). “Ventos entre 50 e 80 km/h no Litoral e 100 km/h no Costão da Serra. O tempo é bom na maior parte do Estado, mas pode haver chuva durante a manhã. A condição melhora gradativamente ao longo do dia”, diz.

Risco de ressaca

Por conta do ciclone extratropical, a Defesa Civil emitiu um alerta para mar agitado e risco de ressaca, principalmente próximo ao Litoral Sul e à costa do Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, a altura das ondas varia de 2,5 a três metros, com direção de nordeste e passando para sudoeste/sul ao longo de sexta-feira.

Litoral Sul, a região em amarelo, tem risco moderado para ocorrências – Foto: DCSC/Divulgação

O risco é moderado para ocorrências associadas a agitação marítima e ressaca nas áreas em amarelo do mapa. O alerta entre em vigor às 15h, desta quinta e segue até às 20h de sexta-feira.

Orientações

Diante dos temporais, a orientação é que as pessoas busquem lugares abrigados, longe de janelas e árvores, e desliguem os aparelhos eletrônicos.

É importante também evitar permanecer na água durante a tempestade, trafegar em pontilhões e pontes submersas e cuidar com crianças próximas a rios e ribeirões.

Por conta da situação marítima, é recomendado que uma série de atividades não sejam praticadas. Entre elas a navegação e a pesca. Além disso, as condições do mar não favorecem a prática de esportes náuticos.

Previsão para os próximos dias

No sábado (8), o ciclone extratropical se afasta para alto mar e um sistema de alta pressão passa a influenciar o tempo em todo o Sul do Brasil, deixando o tempo estável com predomínio de sol em toda Santa Catarina.

Sistema de alta pressão mantém o tempo estável em SC, no sábado (8) – Foto: DCSC/Divulgação

A nebulosidade começa a aumentar no final do dia, com a aproximação de uma frente fria. O vento perde força e varia entre as direções nordeste e noroeste.

Com o ar mais seco, as temperaturas mínimas ficam mais baixas que nos dias anteriores, atingindo valores abaixo dos 5°C nos planaltos e no Meio-Oeste, com condições para formação de geada.

No Litoral, as mínimas variam entre 11 e 13°C e nas demais regiões do estado entre 7 e 10°C. À tarde esquenta e as máximas variam de 20°C a 25°C na maioria das regiões, chegando aos 27°C no Extremo Oeste e no Litoral.

Domingo (9) e segunda-feira (10)

Entre domingo (09) e segunda-feira (10), uma frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando chuva em todas as regiões de SC, que por alguns momentos ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais.

Por nd+

Artigo anteriorCarne moída: veja quais são as novas regras de venda e entenda o que muda
Próximo artigoPelo Estado: Apoios no segundo turno ao governo já miram cargos como de presidente da Alesc