Centro de Triagem para suspeitos de Coronavírus é aberto em Porto Belo

Ideia é desafogar as Unidades de Saúde e centralizar os atendimentos específicos

0
843

O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde abriu na tarde desta quarta-feira (19) o Centro de Triagem para pacientes suspeitos de estarem com Coronavírus.

A estrutura funcionará junto ao CAES – Centro de Especialidades, anexo à Secretaria de Saúde no bairro Perequê. A ideia é desafogar as Unidades de Saúde e centralizar os atendimentos específicos a pacientes suspeitos, agilizando o processo de orientações, cuidados e diagnósticos. Os atendimentos no local acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 17h.

No Centro de Triagem acontecerão os atendimentos de enfermagem, onde ocorrerá a triagem dos pacientes e quando necessário passarão pelo médico, que fará as orientações e prescreverá os medicamentos. Caso o paciente esteja com sintomas mais sérios, ele é imediatamente encaminhado pela equipe ao Pronto Atendimento para exames como raio x e laboratoriais.

Durante a quarentena, estando o Centro de Triagem em funcionamento, o Município mantém as Unidades de Saúde dos bairros abertas das 8h às 17h sem fechar para almoço, mantendo os atendimentos para quem não pode se locomover até o Centro de Triagem, com atendimento médico, enfermagem e sala de vacinação. Neste momento vale lembrar que as consultas eletivas permanecem suspensas e a população deve procurar as Unidades de Saúde para casos urgentes.

A secretária de saúde Jainara Nordio destaca que a pessoa deve procurar o Centro de Triagem quando os sintomas de um simples resfriado persistirem ou se teve contato com alguém que esteve em viagem para fora do Brasil. “O Centro de triagem funcionará para desafogarmos as Unidades de saúde, que tem sido bastante procuradas por pacientes com dúvidas sobre o COVID-19.

Vamos atender no Centro de Triagem as pessoas que estão com sintomas respiratórios e que não se sintam confortáveis a permanecer em casa, que estejam com dúvidas sobre seus sintomas. A pessoa que está com um simples resfriado, ela pode permanecer em casa, mas orientamos que caso os sintomas persistam a pessoa deve procurar o Centro de Triagem.

A estrutura para o Cento de Triagem está montada junto à Secretaria de Saúde, no popular “barco”, localizado na Rua Félix Walendowski, 321, no bairro Perequê. O Município de Porto Belo conta até o momento com quatro casos suspeitos e nenhum caso confirmado do COVID-19.

Dúvidas sobre o coronavírus devem ser sanadas através do whatsapp, pelo número (47) 9 9253 7395

Fonte: Visor Noticias

Artigo anteriorForça-tarefa orienta pessoas a saírem das praias em Itapema
Próximo artigoHospital confirma quinta morte por coronavírus em SP