Quem passeava na Avenida Atlântica em Balneário Camboriú, neste sabado (01), mesmo com tempo nublado, se surpreendeu com as centenas de pessoas que participaram da “Caminhada Pela Vida, que marcou o lançamento do Programa ABRAÇO À VIDA sendo a “mola” inicial da campanha Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio.
Varias manifestações chamavam a atenção, daqueles que acompanhavam a caminhada, como por exemplo, os Grupos teatrais, com placas que doavam abraços, uma delas marcou pedindo “Mais Amor Por Favor”, todos embalados a musica de Diogo Rosa, que passa a mensagem de superação e positividade.
Chegando à Praça Almirante Tamandaré, todos foram recebidos com muita alegria pelo Coral Oficial da Secretaria da Pessoa Idosa, cantando a música “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”.
Nossa equipe de redação fez a divulgação através da publicação de um vídeo, na fanpag do jornal, no facebook, onde entrevistamos a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, ‘A equipe de atendimento que prestará apoio emocional e acompanhamento psicológico, será formada por oito pessoas, entre psicólogos e psicopedagogos, o programa terá atendimento 24 horas por telefone e presencial em dois locais, obrigado jornal O Atlântico pela parceria”. Agradeceu a Secretária.
Acompanhe abaixo alguns números, do alcance da publicação do vídeo, em nossa página:
ABRAÇO À VIDA
O atendimento do programa iniciou nesta segunda-feira (03), com plantão 24h pelo telefone (47) 99982-2322, para ligações e whattsapp. No material de divulgação, um QR code direcionará diretamente para o contato. O atendimento presencial será em dois polos – Espaço Família, na Rua Itália, 1059, Bairro das Nações, que atenderá das 13h às 19h e no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), situado na Rua Bom Retiro, 1251, Bairro dos Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Grupos de apoio focais, com profissionais especializados para reuniões semanais também estarão disponíveis.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram tirar a própria vida. Destes, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na maioria das vezes, é possível evitar que esses pensamentos virem realidade.
Durante o Setembro Amarelo, outras ações de mobilização que destaquem a importância sobre a prevenção ao suicídio serão realizadas em parceria com as entidades e poder Legislativo:
03/09 – Segunda-feira: Conversa aberta sobre depressão e suicídio – palestra “As dores do adolescente”.
Horário: 18h30
Local: Univali Campus Balneário Camboriú – Auditório I do Bloco 04
04/09 – Terça-feira: Tema Livre na Tribuna da Sessão na Câmara de Veradores – abordagem de especialista falando sobre causas e estudos sobre prevenção ao suicídio.
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores
25/09 – Terça-feira: 1° TEDxBalneárioCamboriúSalon 2018 – Quebrando o silêncio: SUICÍDIO.
Horário: 20h
Local: ArtHouse, Rua São Paulo, 581-1, Centro.
28/09 – Sexta-feira: Audiência Pública convocada pela Câmara de Vereadores – debate sobre políticas públicas abordando a consciência, prevenção e tratamento voltado aos motivos do suicídio; (transmissão pela TV Câmara)
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores