Camboriú participa de pesquisa nacional sobre alimentação infantil

0
1019

Está em andamento uma pesquisa sobre alimentação e nutrição infantil em Camboriú, focada também nas práticas de aleitamento materno. Uma pesquisadora iniciou, nesta semana, visitas no bairro Rio Pequeno. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enami) consiste no preenchimento de questionário, verificação de peso e altura em crianças menores de 5 anos.

A pesquisa é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora irá percorrer, nas próximas semanas, residências nos bairros Santa Regina, Monte Alegre e Conde Vila Verde, assim como a área rural. O estudo também requer agendamento de coleta de sangue para teste de deficiências nutricionais – hemoglobina, zinco, vitaminas, folato, entre outros.

“Precisamos alcançar 50 famílias em Camboriú. Dificilmente um médico do SUS irá solicitar um exame tão complexo de sangue. Com as respostas, os moradores irão beneficiar a si mesmos e ao estudo nacional”, declara a pesquisadora Jane Maria Rotini Machado.

Mais de 120 cidades participam da pesquisa em todo o país. No estado, as entrevistas também são realizadas em Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e São José. Os resultados serão encaminhados para os moradores e as secretarias municipais em até 20 dias úteis.

Artigo anteriorEsposa era mantida em cárcere privado em Porto Belo
Próximo artigoParte de talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais; barragem não foi afetada