Câmara de Tijucas aprova indicação para criação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid19 na cidade

0
32

Os vereadores de Tijucas aprovaram, por unanimidade, a indicação 016/2021, de autoria do vereador Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), que solicita a criação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid19 no município.

Como justificativa para a criação do serviço, o parlamentar destaca a série de consequências deixadas pela doença nos recuperados. São frequentes os relatos de pacientes que apresentam implicações motoras, respiratórias e emocionais, como fadiga crônica, perda de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão, ansiedade, entre outras.

Para tratá-las, Cláudio defende o oferecimento de um atendimento integrado por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.

A solicitação se justifica com o agravamento da pandemia no estado recentemente, com alto índice de contágio comunitário e elevação nos números de internação pela doença. “É imprescindível que a gente trate as sequelas que acometem as pessoas que tem seu quadro clínico agravado pela Covid19. O município precisa encontrar estratégias para oferecer esse acompanhamento posterior à doença. Se não criando um centro específico para isso, que entendemos ser difícil, pensando em maneiras de atender essas pessoas com a estrutura que já possuímos”, comenta o vereador Cláudio do Jornal.

Após ter sido aprovada em plenário, a indicação foi encaminhada ao Poder Executivo Municipal, que deve analisar se atende ou não o pedido.