Calor, temporais isolados e granizo: veja como fica o tempo em SC nesta quinta-feira

0
165

A previsão do tempo para esta quinta-feira (27) aponta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva e trovoadas por todas as regiões de Santa Catarina. Essa condição está associada a passagem de uma frente fria que chegou em Santa Catarina nesta quarta-feira (26).

Segundo a Defesa Civil, as chuvas devem ocorrer no final da manhã e início da tarde desta quinta. Não se descarta a possibilidade de temporais bem isolados, com rajadas fortes de vento, raios e possibilidade de granizo.

A Epagri/Ciram alerta ainda para a possibilidade de rajadas de vento acima dos 70 km/h em todas as regiões, em especial no Extremo Oeste, Meio Oeste e Oeste Catarinense.

As temperaturas devem ficar mais altas em regiões litorâneas, onde as máximas, à tarde, se aproximam dos 30 °C. Nas demais regiões, com a maior cobertura de nuvens, as máximas variam de 19 a 25 °C.

Para a Sexta-feira (28), o sol aparece em meio a nuvens em todas as regiões catarinenses, favorecendo a elevação das temperaturas, podendo chegar a 30 °C em boa parte do Estado.

Entre a tarde e o início da noite, o calor associado à disponibilidade de umidade formam áreas de instabilidade, que provocam pancadas isoladas de chuva com trovoadas, do centro ao Norte de Santa Catarina, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná.

No dia que antecede o final de semana, a temperatura mínima no amanhecer, em torno de 9 a 13 °C nos Planaltos e Meio Oeste e de 15 a 18 °C nas demais regiões. À tarde faz calor, com máximas próximas a 30 °C em boa parte do estado e chegando aos 26 °C nos Planaltos.

E como fica o tempo para o final de semana?

Para este sábado (29), a circulação de calor e umidade da região amazônica e cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera, mantêm o tempo instável em Santa Catarina.

A circulação de calor e umidade da região amazônica e cavados mantém o tempo instável em SC. – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Esta condição favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais com raios, rajadas de vento e granizo, desde a madrugada do Extremo Oeste aos Planaltos e no Litoral Norte, nas demais regiões, haverá a presença de muitas nuvens e a possibilidade de chuvas isoladas à tarde.

As temperaturas mínimas entre 13 e 15 °C nos Planaltos e de 16 a 20 °C no restante do estado. As máximas chegam aos 30 °C na maior parte do Litoral e no Oeste – próximo da divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, máximas entre 21 e 25 °C.

Entre domingo (30) e segunda-feira (31), a formação e avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, associada a um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai, deixa o tempo instável em toda Santa Catarina, com condições para chuva, que por alguns momentos ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

Condição do vento e do mar:

Na Quinta-feira (27), vento de nordeste a noroeste fraco a moderado (de 15 a 25 km/h) com virada rápida para sul no final do dia, com rajadas em torno de 50 km/h no Litoral.

A agitação marítima diminui no decorrer do dia, à medida que o vento nordeste perde força e vira para a direção sul. Ondulação de nordeste, com altura de 1,0 a 1,5 m na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com picos próximos a 2,0 m pela manhã. Nas demais áreas litorâneas, ondulação entre 0,5 e 1,0 m.

Artigo anteriorSequestradores exigem R$ 200 mil para libertar mulher em SC
Próximo artigoJorginho Mello vota em Herval D’Oeste neste segundo turno