Em Santa Catarina, o calor que atinge o estado antecede mudanças no tempo. Para esta quarta-feira (27), a temperatura mais alta prevista, é para o Extremo-Oeste, onde os termômetros podem registrar 28°C. Na quinta-feira (28), o calor promete ser ainda maior, com a máxima podendo chegar a 31°C no Litoral Norte. Outras regiões também sentirão a alta nos termômetros, que variam de 28° a 30°C nos nos dois dias.
Segundo a Defesa Civil, no entanto, a condição deve dar passagem ao frio e a chuva que chegam ao estado entre o anoitecer de quinta e sexta-feira (29).
Calor que antecede mudança no tempo
O calor deve atingir várias regiões antes da mudança no tempo ocorrer. Após um amanhecer com temperaturas mais baixas e pontos isolados de geada na Serra, a quarta-feira promete calor ao longo do dia. Em todo o estado os termômetros variam entre 22° a 26°C.
A umidade do ar deve ficar abaixo dos 40% no período da tarde no Oeste e Extremo-Oeste, de acordo com a Defesa Civil. O órgão ainda alerta que a baixa humidade traz riscos à saúde, por isso é importante ficar atento a dores de cabeça e desidratação.
Na quinta-feira (28) um misto de condições toma conta do estado, com presença de frio, calor e possibilidade de pancadas de chuva. O dia começa com mínimas perto dos 7ºC na Serra, entretanto, o período da tarde promete ser quente em várias regiões.
Além do Litoral Norte, que deve chegar aos 31°C , o calor também será sentido no Litoral Sul (30°C ), no Planalto Sul ( 24°C) e nas demais regiões, ondem as máximas variam entre 24°C a 28°C.
Frente fria se aproxima
A mudança no tempo é esperada pela Defesa Civil ao entardecer de quinta-feira. Ela ocorrerá devido a aproximação de uma frente fria que aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva, acompanhada de raios e eventual queda de granizo. Há riscos de temporais isolados.
A frente fria ainda estará associada a um ciclone extratropical no oceano, que juntos provocarão o retorno da chuva no território catarinense. A chuva deve atingir primeiro as áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul.
Já a baixa na temperatura é ocasionada por uma massa de ar polar. Conforme a Defesa Civil, são esperadas temperaturas de 0º a 2ºC nos Planaltos e Meio-Oeste. No Extremo-Oeste e Oeste deve ser abaixo de 5ºC. Já no Litoral e Vale do Itajaí oscilará entre 5º e 10º C. Entre sábado (30) e domingo (31), a Serra catarinense pode registrar temperaturas negativas.
No início da tarde de sexta-feira, as condições climáticas melhoram no estado, com a entrada de uma massa de ar frio. As temperaturas devem permanecer mais baixas, com máxima de 21ºC durante o dia no Litoral Norte e Baixo Vale. O frio deve se estender no fim de semana.
Por nd+