Os cães encontrados com lesões provocadas por maus-tratos e atropelamentos em Florianópolis, resgatados pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), órgão criado pela prefeitura, passaram a receber cuidados para complementar o tratamento com acupuntura.
Segundo a prefeitura, outras duas técnicas chinesas alternativas estão sendo utilizadas, que são a cromoterapia, tratamento que utiliza cores para a cura de doenças, e a moxabustão, um tipo de acupuntura térmica. As sessões de tratamento são feitas gratuitamente por uma veterinária voluntária.
Os animais também recebem medicamentos e outros procedimentos ortopédicos. Após a recuperação, os cães são levados para o espaço da Dibea destinado aos animais abandonados, para serem adotados.
Adoção
Para adotar um animal da Dibea é preciso passar por uma entrevista e um questionário para analisar as respostas e o perfil do interessado em adotar. Quando a pessoa é pré-aprovada, o animal é levado até a residência. O local precisa ter espaço adequado e itens que garantam a segurança.
Após esse processo, quando o interessado é aprovado, assina um termo de adoção. Todas as etapas precisam ser seguidas para evitar que o animal seja devolvido ou abandonado posteriormente.
Fonte:G1SC