Bombinhas mantêm categoria ‘A’ de turismo

A categorização é um instrumento importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios

0
1167

Bombinhas manteve a categoria ‘A’ do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo – Mtur. A categorização foi atualizada nesta segunda-feira (26), com base na oferta de hospedagem, fluxo de visitantes domésticos e internacionais, arrecadação de impostos e geração de empregos diretos, de acordo com Portaria 249 do Mtur.

O índice alcançado por Bombinhas revela a importância da cidade para a Região Turística Costa & Mar e para Santa Catarina. O bom resultado de Bombinhas é reflexo das belezas naturais exuberantes, que atraem visitantes de várias regiões do Brasil e do Mercosul, bem como, de investimentos em infraestrutura e participação da iniciativa privada. A participação no Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar também tem parcela importante na divulgação do destino e da região. Todos os 10 municípios da região turística estão entre as categorias A e D, consideradas as mais altas segundo o Ministério do Turismo (Mtur).

Em um universo de 2,5 mil cidades, de 333 regiões turísticas, que constam no Mapa, 67 foram avaliadas como categoria ‘A’. Além de Bombinhas, somente 4 municípios de Santa Catarina conquistaram essa posição (Balneário Camboriú, Florianópolis, Itapema, Joinville), sendo que Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema pertencem à Região Turística Costa Verde & Mar.

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro oferece embasamento para investimentos em ações de infraestrutura ou promoções turísticas. De acordo com o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o novo mapa permite uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil, para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações. A categorização é uma ferramenta importante para acompanhar o desempenho das atividades dos municípios.

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam manter ativos o órgão de turismo municipal e as atividades do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), contar com orçamento próprio, possuir prestadores de serviços no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, entre outros.

O Mapa está disponível pelo link www.mapa.turismo.gov.br.

Artigo anteriorItapema conquista categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro
Próximo artigoProgramação para curtir a natureza e se aventurar em Balneário Camboriú