Bombinhas lança programa de Escola Bilíngue

Programa de escola bilíngue tem seu marco inicial diante da comunidade escolar e das representantes do Governo Espanhol no Brasil.

0
1437

Na manhã da última quinta-feira, 29 de agosto, a equipe da Secretaria de Educação e o prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, receberam as madrinhas do projeto da escola bilíngue para o Ceit Leonel de Moura Brizola. O programa foi lançado oficialmente a noite, no auditório da escola, com a participação da comunidade, servidores da unidade escolar e da Secretaria de Educação, representantes do legislativo e executivo municipal, e da deputada estadual Paulinha.

A gestora do Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo, professora Lourdes Balesteros, e a representante da Embaixada da Espanha no Brasil, Isabel Belcua, consideradas madrinhas do programa, foram recebidas no gabinete do prefeito, conheceram os profissionais que atuam na Secretaria de Educação, visitaram as dependências do Ceit Leonel Brizola acompanhadas pela equipe gestora, e participaram da “1ª Mostra Intercultural” da escola, com direito a trabalhos feitos pelos alunos e uma apresentação do Grupo Foclórico Mixtura.

O programa bilíngue inicia com 10 alunos e cinco professores, com o objetivo de em 2024 ter 50% da escola, englobando alunos e professores, fluentes e com aulas na língua espanhola, além da matriz portuguesa. Para alcançar o ambicioso projeto todos os alunos a partir de agora passam a ter aulas e vivências com a língua espanhola, para gradativamente, romper as etapas do processo.

O prefeito Paulinho ressalta que havia uma expectativa muito grande de receber a comitiva, marcada inicialmente para abril, mas por mudanças na concepção do Ceit e a preparação dos profissionais locais envolvidos, foi adiado para final de agosto. “O início dessa parceria com o Governo Espanhol, por meio da escola Miguel de Cervantes é muito importante porque transformaremos o estilo de educação, forma de aprender em Bombinhas, numa escola integral bilíngue. E por termos nossa vocação turística, e recebermos grande parte desse público visitante do Mercusul, a fluência na língua espanhola é um marco para nossa cidade”, destaca o prefeito.

A comitiva espanhola permanece em Bombinhas até a manhã de sábado, 31 de agosto, e tem no cronograma uma visita guiada pela cidade no período da tarde desta sexta-feira, ou seja, conhecerá um pouco dos encantos da península.

Artigo anteriorItapema sedia 2º etapa do Circuito Catarinense de Stand Up Paddle
Próximo artigoNASF de Camboriú finaliza Agosto Dourado com chave de ouro