Blumenau registra primeiro caso de febre amarela em humano

Paciente tem 26 anos e é morador do bairro Vila Itoupava; caso reforça importância da vacinação para prevenir a doença

0
486

A prefeitura de Blumenau divulgou nesta quarta-feira (12) o registro do primeiro caso de febre amarela em humano. O paciente tem 26 anos e mora na Vila Itoupava, onde no início do mês um macaco morreu com a doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o homem passa bem e está em acompanhamento médico. O caso reforça a importância da imunização, capaz de prevenir a doença.

Para isso, no sábado (15), os postos de saúde de Blumenau com sala de vacina estarão abertos das 8h às 17h. Além de imunizar contra a febre amarela, também será possível tomar a vacina contra o sarampo.

A vacina contra a febre amarela está indicada com dose única a todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade e que ainda não tenham sido vacinadas. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina.

Em 2018, a Secretaria de Saúde de Blumenau registrou a aplicação de 53.411 doses contra a febre amarela. Neste ano, foram aplicadas aproximadamente 10 mil vacinas. A Vigilância Epidemiológica de Blumenau recebeu e distribuiu, neste período, pouco mais de 23 mil doses.

Fonte: ND+