Balneário Camboriú inaugura Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público

0
1427

Vésperas de comemorar o Dia do Funcionário Público, 28 de outubro, os quase seis mil servidores de Balneário Camboriú ganham um local que concentra todos os serviços de recursos humanos, de forma prática e humanizada: o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (CIASP). A casa que atende aos programas voltados aos funcionários da Prefeitura como “Abraço ao Servidor”; RH Parcerias; Aposentadoria (PPA Servidor); Junta Médica Oficial (SESMT) e a Escola de Gestão Permanente, fica na Rua Paraguai, nº 401, no Bairro das Nações. O CIASP será entregue aos servidores na quinta-feira, às 17h.

“Com equipes especializadas, o local reúne programas importantes como o ‘Abraço ao Servidor’, que presta atendimento de forma multidisciplinar, favorecendo a motivação, o desempenho e a satisfação profissional dos servidores municipais. É um programa muito importante, que está contribuindo para melhorar a qualidade de vida desses profissionais, no que refere-se às relações interpessoais em todos os contextos”, ressaltou o prefeito, Fabricio Oliveira.

O novo espaço cumpre Lei 4.317/ 2019, que institui o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público – CIASP, na estrutura administrativa do município de Balneário Camboriú; sua manutenção e composição da equipe de trabalho. O Centro é gerido pela Secretaria de Gestão Administrativa, por meio do Departamento de Divisão de Gestão de Pessoas, e está aberto e à disposição de todos os funcionários da administração municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; com exceção do Programa Abraço ao Servidor, que atende 24 horas.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) também passa a atuar no novo local. O SESMT foi instituído através do decreto 9093/2018, visando promover a saúde e integridade dos servidores no ambiente de trabalho, aplicando os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho através da realização de atividades de conscientização, educação, treinamentos e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente. Exames de saúde periódicos e a Junta Médica oficial são serviços ligados ao SESMT.

A Escola de Gestão Permanente (Egepe), que também passa a atuar no local, tem como objetivo realizar cursos de extensão para a capacitação profissional e pessoal dos servidores públicos municipais. Orientações sobre aposentadorias através do Programa de Pré e Pós Aposentadoria (PPA Servidor), também será encontrado no Centro. O PPA é desenvolvido pela Administração Municipal que, através desse programa acolhe, prepara e acompanha o servidor desde o ingresso à carreira pública até a sua aposentadoria. É o servidor sendo preparado para a aposentadoria e, após a aposentadoria, apoio domiciliar.

Mais um serviço fornecido ao servidor, através da Prefeitura, e que pode ser buscado no Centro integrado é o RH Parcerias. Aqui empresas interessadas se credenciam e passam a oferecer desconto ou forma de pagamento diferenciada aos servidores municipais e seus dependentes, em produtos e serviços.

“Agora podemos dizer que o município de Balneário Camboriú possui um departamento de Recursos Humanos, pois muita gente confunde Departamento Pessoal com RH. A consolidação dos programas de RH é um compromisso do prefeito Fabrício Oliveira para com o servidor público”, declara a secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes.

Artigo anteriorCamboriú sediará base de apoio do primeiro porto exclusivo de cruzeiros do Brasil
Próximo artigoProfissionais da saúde de Itapema recebem capacitação sobre Febre Maculosa