Atividades de prevenção em saúde mental em Bombinhas

Equipe NASF/AB realiza ações pelo Setembro Amarelo

0
1116

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, e sob a coordenação do Núcleo de Atenção a Saúde da Família – NASF/AB realizou várias atividades de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. As ações de conscientização foram em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais e estaduais, coordenadas pela psicóloga da saúde Ingrid Lopes. Na semana de 09 a 13 de setembro a comunidade participou de rodas de conversa com equipe multidisciplinar da saúde, praticas corporais (yoga), auriculoterapia, aromaterapia, fitoterapia, dança sênior e entrega de mudas fornecidas pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente.

Para as crianças e adolescentes foram realizadas palestras interativas com os temas: Desmistificando a ansiedade e a depressão; Mitos e verdades sobre o suicídio; Sinais de alerta;  Canais de ajuda; Diálogo sobre a série “13 Reasons Why”; Técnica do gelo; e entrega de informativos com telefones úteis da saúde. Participaram das atividades a EBM D. Dilma Mafra (4º e 5º anos), CEIT Leonel de Moura Brizola (6º ao 9º anos), EEB Maria Rita Flor (9° anos) e EEB Prefeito Leopoldo José Guerreiro (ensino fundamental e médio).

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria—ABP, criada junto ao Conselho Federal de Medicina – CFM e o Centro de Valorização da Vida. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema, abordando fatores de risco para o comportamento suicida, possíveis sinais, intervenções necessárias e canais de ajuda. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre os jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos

Artigo anteriorBalcão de Empregos Móvel de Itajaí atenderá o bairro Cidade Nova nesta sexta-feira
Próximo artigoDetrami encerra atividades da Semana Nacional do Trânsito com palestra O Departamento de Trânsito Municipal de Itapema (Detrami) realizou entre os dias 18 a 25 de setembro atividades em alusão a Semana Nacional do Trânsito. A programação terminou com uma palestra de conscientização com os funcionários da empresa Ambiental. “Foi uma semana de muitas atividades com palestras blitz educativas, orientação e homenagens aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Tenho certeza que atingimos nossa propósito que era levar cada vez mais informações as pessoas para um trânsito seguro a todos”, destacou o Diretor do Detrami”, Cabo Ferreira.