Aproximação de nova frente fria traz reviravolta no tempo em Santa Catarina

0
177

Após dias de sol e tempo firme, a condição do tempo para esta segunda-feira (12) deverá mudar e trazer condição de chuva isolada ainda na parte da manhã, principalmente no Norte do Estado e também no Litoral, de acordo com a Defesa Civil.

Confira a previsão do tempo na Grande Florianópolis

A Defesa Civil alerta que a partir do início da tarde desta segunda-feira, há possibilidade de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados com chuva intensa em um curto intervalo de tempo, raios, rajadas de vento e até mesmo granizo. Tal ocorrência se deve ao calor combinado com a umidade a aproximação da nova frente fria.

Por conta da presença de sol desde o início da manhã na maior parte do Estado, as temperaturas seguem em rápida elevação. As máximas variam em torno dos 30 °C em todas as regiões de Santa Catarina, podendo até mesmo superar este valor e se aproximar dos 36 °C no Litoral catarinense.

Condição do vento e do mar:

A segunda-feira será com vento de Nordeste a Noroeste, passando para Sul no decorrer da tarde, com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 30 a 55 km/h.

No mar, ondulação de direção Leste a Nordeste, virando para Sudeste no final do dia, com altura de 1 a 1,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais áreas do litoral, ondas com direção Leste e altura de até 1 m.

Veja como fica o tempo com a chegada da frente fria:

A frente fria de desloca rapidamente por Santa Catarina ao longo de terça-feira (13). Segundo a Defesa Civil, um sistema de baixa pressão atmosférica vindo do Paraguai, associada a frente fria, traz consigo temporais com chuva intensa em curto período. Além disso, há possibilidade de raios, rajadas de vento e chance de granizo.

Essa condição deve ocorrer entre a madrugada e a manhã de terça-feira em todas as regiões do Estado. No decorrer da tarde de terça, a frente fria se afasta do Estado dando lugar a um sistema de alta pressão que estabiliza gradativamente o tempo, iniciando pela região da divisa com o Rio Grande do Sul.

As temperaturas ao amanhecer serão mais amenas por conta da frente fria, com mínimas próximas a 10 °C na Serra e entre 17 e 20 °C nas demais regiões de Santa Catarina. Na parte da tarde, as máximas variam entre 22 e 25 °C na maior parte do Estado e se aproximam de 30 °C no Oeste catarinense.

A Defesa Civil alerta ainda que, logo no início do dia, existe a possibilidade de ocorrências de rajadas de vento do quadrante sul, com intensidade moderada e rajadas fortes no Litoral e áreas próximas, e possibilidade de variar entre 50 e 70 km/h.

Sistema de alta pressão passa a agir em Santa Catarina, veja como fica o tempo:

Na quarta-feira (14), o sistema de alta pressão atua em Santa Catarina. Essa condição deixa o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões do Estado.

As temperaturas ao amanhecer serão amenas, com mínimas entre 12 e 15°C na maioria das regiões, ficando abaixo dos 10 °C na Serra e variando entre 15 e 18 °C no Litoral. Com o ar seco e o predomínio do sol, as temperaturas se elevam rapidamente e voltam a superar os 30 °C no Oeste na parte da tarde.

Chuva deve voltar nos próximos dias:

Na quinta-feira (15), o sistema de alta pressão mantém o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões catarinenses.

Já próximo do final de semana, a condição do tempo deve mudar e a chuva volta a marcar presença, principalmente no Litoral do Estado. Entre a tarde e a noite de sexta-feira (16), uma nova frente fria se desloca pelo mar e deve provocar pancadas de chuvas e temporais.

Artigo anteriorProjeto de SC sobre preservação do boto pescador recebe prêmio nacional
Próximo artigoItajaí recebe primeiro navio da temporada de cruzeiros 2022/2023