Após passagem de ciclone extratropical, SC segue com alto risco de deslizamentos

0
430

Após a passagem de um ciclone extratropical, Santa Catarina segue em alerta, com alto risco de deslizamentos para região litorânea e Médio Vale. Nesses locais, a previsão é de tempo nublado e possibilidade de chuva isolada, entre esta sexta-feira e sábado (12 e 13). O alerta é feito pela Defesa Civil, que aponta que nas demais regiões do Estado o tempo deve ser firme, com sol e poucas nuvens.

Os riscos de deslizamentos, segundo o órgão, são por conta dos elevados volumes de chuva dos últimos dias. No domingo (14), o risco passa de alto para moderado.

Temperaturas baixas

O tempo firma é decorrente de uma massa de ar frio que atua no território catarinense, segundo explicou a Defesa Civil. Com o fenômeno, as temperaturas baixaram e o alerta é para frio intenso.

Nesta sexta-feira o amanhecer começou com termômetros marcando próximo de 0 °C, e deve ter temperaturas mais amenas ao longo do dia, variando de 13°C a 21°C . Segundo monitoramento da Epagri Ciram, o município de Bom Jardim da Serra marcou 3,5ºC neste amanhecer.

Os ventos devem ter intensidade fraca a moderada intensidade, com rajadas ocasionais de até 45 km/h, em locais do Litoral Sul e dos pontos mais altos do Grande Oeste.

Previsão para o fim de semana

Entre sábado e domingo (13 e 14), o tempo não muda muito em relação a esta sexta-feira. Para sábado, segue firme com sol e algumas nuvens no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, e nublado com possibilidade de chuva isolada no Litoral e região do Vale.

O amanhecer deve registrar temperaturas baixas, próximas a 0°C, e possibilidade de geada em pontos isolados da Serra. Durante o dia a temperatura fica amena, com máxima chegando a 23°C.

No domingo o tempo deve ficar ensolarado, com poucas nuvens, em Santa Catarina. A temperatura mínima deve ser próxima 6°C ao amanhecer. Já ao longo do dia a máxima pode chegar a 27°C no Grande Oeste. Nas demais regiões variam de 17° a 24°C.

Informações nd+

Artigo anteriorTemporada de espetáculos do Teatro Municipal Bruno Nitz começa neste domingo
Próximo artigoFG Big Wheel doa uma tonelada de alimentos a instituições da região