Após impacto das barragens de Ituporanga, navios voltam aos portos de Itajaí e Navegantes

0
273
Navios voltam a manobrar em Itajaí e Navegantes, após interferência das barragens de Ituporanga e Taió – Foto: Marcos Porto – SECOM Itajaí

Os canais dos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, voltaram a receber manobras de navios às 9h desta terça-feira (18). Os canais estavam impraticáveis até que houvesse o controle das barragens de Ituporanga e Taió no Alto Vale do Itajaí.

A boca da barra que dá acesso aos terminais portuários de Itajaí estava fechada desde a manhã desta segunda-feira (17). Até o início da manhã desta terça-feira, cinco navios aguardavam para entrar nos portos fundeados no mar, três deles estão previstos pra vir para Navegantes. Às 9h a entrada das embarcações foi autorizada.

Em Ituporanga três comportas foram abertas, mas o volume das águas só afetava a praticagem dos navios, por conta da velocidade com a qual chegam ao Litoral Norte, sem representar perigos à cidade ou população em Itajaí e Navegantes.

A maré chegou ao pico previsto de 0,93cm às 13h, a praticagem das embarcações ficou parada desde a manhã desta segunda-feira e sem previsão de manobras durante o dia por conta da abertura parcial da barragem de Taió e Ituporanga.

Chuva em Itajaí

Até às 12h deste domingo (16), Itajaí registrou o acumulado de 60mm, a chuva causou algumas ocorrências como ruas alegadas, mais precisamente bairros Espinheiros, Portal I e II , Itaipava, São João, Ressacada entre outras que não passaram pela Defesa Civil.

No Portal I o problema foi uma vala extravasando a calha. na rua João Maestri a água represada após aterro de empreendimento imobiliário e bocas de lobo com obstrução. Na rua Antenor Antônio Vieira, no bairro Itaipava, água represada também por conta de aterro de empresa.

Na rua rio Araguaia, houve água represada por horas e o motivo também foi bocas de lobo obstruídas. A maioria dos Atendimentos da Defesa Civil deste domingo foram acúmulos de água nas vias por conta de obstruções nas bocas de lobo.

Informações nd+

Artigo anteriorBandidos são recebidos a tiros por esposa de CAC em Camboriú
Próximo artigo4º Encontro dos Amigos de Bombinhas é transferido para o dia 05 de novembro