Alunos do Araçá conversam sobre a Síndrome de Down

0
506

O amor transbordou na Escola Municipal Francisco José Marques, localizada no bairro Araçá, em Porto Belo, com a visita da jovem Alana Sancho, moradora da cidade e portadora da síndrome de down. Os pais da jovem de 16 anos, Alex Sancho e Leidyane Reis Amaral conversaram com os alunos da escola sobre o que é a síndrome e down e a importância da educação inclusiva.

Alana estudou até o 9º ano do Ensino Fundamental em escola regular, mas precisou parar por problemas de saúde. Os estímulos começaram logo cedo, entre o 3º e 4º mês de vida, quando começou a frequentar a APAE, seguindo na instituição até os 11 anos. A experiência foi positiva para todos, a mãe Leidyane diz que ficou grata pelo convite da escola, que Alana participou animada da conversa e foi possível ver o brilho nos seus olhos. “Todos os alunos deram um abraço na Alana e ela chegou em casa dizendo que todos se tornaram seus amigos” – conta.

A presença de alguém portador da síndrome de down não é novidade para os alunos da Escola Francisco José Marques, o aluno Cleber da Silva, 09 anos, que também é down, estuda no 4º ano matutino e o restante da escola já convive com as suas diferenças.

A gestora Ângela Caetano destaca que a experiência foi positiva, que Alana encanta a todos e que os alunos foram contagiados pela sua alegria. “Os pais falaram de forma muito simples e responsável sobre a síndrome de down e a importância de os demais alunos saberem lidar com as diferenças. Ainda ouvimos uma leitura da Alana e as crianças aproveitaram para fazer perguntas” – explica.

A palestra fez parte da Semana da Inclusão, que vem sendo trabalhada em toda a Rede Municipal de Ensino, com acompanhamento da Secretaria de Educação e Diretoria de Educação Inclusiva.