Alunas da EJA de Itajaí participam de palestra sobre prevenção ao câncer de mama

0
1391

Alunas da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, no bairro Espinheiros, participaram de uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, ministrada pela professora e psicóloga Josiane Prado, da Univali. Ao todo, 30 alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam informações sobre como identificar, prevenir, as formas de tratamento e as principais causas deste tipo de câncer, o segundo que mais acomete mulheres em todo o país.

Durante o encontro, também foram apresentadas informações sobre como buscar tratamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, neste ano de 2019, já foram identificados 59.700 novos casos de câncer de mama, número estimado em 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Vale ressaltar que, relativamente raro até os 35 anos, acima dessa idade sua incidência cresce progressivamente – em especial após os 50 anos. O diagnóstico precoce é um dos métodos mais eficientes no combate ao câncer de mama. Sabe-se que mais de 90% dos casos, quando tratados em seu início, têm possibilidade de cura.

Outubro Rosa

Realizado em todo o país, o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Em Itajaí, as ações do Outubro Rosa são uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde – Saúde da Mulher, em parceria com a Vigilância Epidemiológica. Durante todo o mês, profissionais de saúde apresentarão questões sobre o câncer de mama e contarão com o apoio de entidades engajadas na causa, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, além da parceria com outras secretarias municipais.

Artigo anteriorAgentes de Trânsito de BC recebem treinamento
Próximo artigoNativos e Adotados são homenageados em Porto Belo