A maior parte de Santa Catarina está em alerta vermelho para risco de temporais e ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em municípios catarinense, como tem ocorrido nos últimos dias. Segundo alerta da Defesa Civil, entre esta sexta-feira e domingo (6 a 8), o Estado deve registrar chuva volumosa. Conforme a previsão, o domingo deve registrar o maior volume, podendo a chegar 150 mm.
O órgão estadual emitiu um alerta na manhã desta sexta, no qual informa que até domingo, o ” risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais”.
De acordo com o alerta, a situação deve se intensificar às 12h desta sexta e seguir até 23h de domingo.
Previsão para essa sexta
A chuva que chegou a dar uma trégua na quinta-feira (5), ganha força nesta sexta-feira, com previsão de temporal, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões do Estado.
Conforme a Defesa Civil, a condição deve atingir principalmente as áreas do Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Ainda segundo o alerta, entre a tarde e noite desta sexta, a chuva persistente deve atingir municípios do Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.
Para a sexta-feira, o acumulado deve variar de 20 a 30 mm em boa parte de Santa Catarina, podendo chegar a 50 mm no Litoral Sul. “O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo”, diz o alerta.
150 mm em 1 dia: chuva se intensifica entre sábado e domingo
De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade deve se intensificar no sábado, entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. O volume de chuva deve ser elevado nas áreas próximas a divisa com o Estado gaúcho, variando de 50 a 100 mm. Esse valor pode ser ainda maior no Litoral Sul.
Para o sábado, o órgão estadual destaca que segue alto o risco “de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões”.
A chuva deve se intensificar no domingo (8), sendo que são esperados nos municípios catarinenses acumulados entre 70 mm e 100 mm, podendo a chegar a pontuais em torno de 150 mm. O volume maior é esperado entre a região central e Leste de Santa Catarina, conforme divulgado pela Defesa Civil.
“O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais”, alerta o órgão.
Par ao início da próxima semana, entre segunda e terça-feira (09 e 10), a expectativa é que a chuva diminua no Estado.