Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú será de 13 a 22 de setembro

0
1393

Setembro é o mês em que os gaúchos de todas as querências cultivam as tradições do Rio Grande. Em Balneário Camboriú, não será diferente. De 13 a 22 de setembro, ocorre o 7º Acampamento Farroupilha, com música tradicionalista, comida típica e danças folclóricas.

O evento será em um espaço na Avenida do Estado, esquina com a Rua 904, em frente à Praça das Bandeiras, com entrada gratuita. Nos 10 dias de duração da festa, 17 grupos tradicionalistas vão preparar e vender a comida típica e apresentar a cultura gaúcha aos visitantes, por meio da música, dança, declamação, invernadas artísticas, entre outras atividades. No Acampamento Farroupilha, haverá ainda shows musicais com artistas nativistas gaúchos (confira a programação abaixo).

“Esperamos bater o recorde de público devido aos grandes shows. Estimamos receber mais de 60 mil pessoas nos 10 dias de festividade. Neste ano, tem mais shows e atrações o dia inteiro nos fins de semana”, diz Juan Daniel Isernhagen, integrante da comissão organizadora.

Entre os pratos que serão comercializados estão costela fogo de chão, carreteiro, pirão com linguiça, vaca atolada, entreveiro, peixe frito e outros. Uma das principais atrações do evento é a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade, dia 14, da qual devem participar cerca de 200 pessoas a cavalo.

O Acampamento Farroupilha é realizado pela Associação Gaúcha em Santa Catarina (AGASC), com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural.

O evento é alusivo ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e terminou em 1845. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longas rebeliões da história do país.

Artigo anteriorCamboriú terá um mês de ações de combate e prevenção ao suicídio
Próximo artigoEducação de Itapema realiza etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa